O Grupo SBF (SBFG3) divulgou o balanço do terceiro trimestre de 2021. Com o avanço da vacinação por todo o Brasil e, consequentemente, um menor impacto da pandemia, somado ao amplo e consolidado desempenho de suas marcas nas plataformas digitais, o grupo atingiu números expressivamente positivos no período. O resultado vem alinhado ao plano de construção de um ecossistema do esporte no país, com bases fortes na contínua e sólida estratégia omnichannel.
Nesse contexto, no 3T21 o Grupo SBF mais do que dobrou sua receita bruta e atingiu a marca de R$1,9 bilhão, um crescimento de 139,6% comparado ao mesmo período de 2019, quando registrou R$777,3 milhões (período pré-pandemia, com operações funcionando normalmente), e 157,2% versus o 3T20. Os números do 3T21 mostram a mudança de patamar do SBF, sendo possível observar pela primeira vez resultados praticamente normalizados, desde o 3T19, destacando a efetividade dos impactos de todas as iniciativas realizadas durante esse período.
Somados, os canais digitais do Grupo SBF fizeram mais de R$410 milhões de receita no trimestre, o que significa um crescimento de 214,6% sobre 2019 – patamar que tem permitido ganhos de escala importantes à companhia. Outro indicador da boa saúde financeira e administrativa foi o EBITDA, que chegou a um nível recorde em um trimestre, alcançando R$252,2 milhões. Um incremento de 2,2 vezes o valor do 3T19. Já o lucro líquido, três vezes maior, cresceu 476,5%, também em relação a 2019, atingindo R$221,4 milhões, com margem de 14,8% (+8,7p.p. vs 3T19).
‘Quando analisamos esses resultados, comparando com os números do período pré-pandemia, ficamos muito orgulhosos do que construímos nesses últimos dois anos, ou seja, uma companhia cada vez mais sólida e que mudou de patamar, mesmo com tantos desafios nesse meio tempo. Os números, que chegaram a dobrar e até triplicar, reforçam que nunca paramos, pelo contrário, cuidamos das nossas pessoas e continuamos na busca incessante para ampliação das nossas avenidas de crescimento’, ressalta o CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel.
Unidades de negócio
Destaque do balanço do 3T21, a Fisia atingiu R$1 bilhão em receita bruta nesse período, uma demonstração de superação em 43,6% sobre o 2T21. Desse total, as vendas DTC (direct-to-consumer), realizadas tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas digitais de Nike (e-commerce, aplicativo, mobile e desktop) representaram 36%. Desde que foi consolidada a parceria estratégica com a marca norte-americana, no final de 2020, o Grupo SBF manteve com êxito seus planos para o crescimento satisfatório da operação no Brasil.
Segundo Pedro Zemel, o Grupo SBF já tinha bem mapeadas as alavancas que fariam Fisia crescer com rentabilidade, além de um plano realista de como desenvolver cada uma delas. Sobre os canais de vendas de Nike, ele ressalta: ‘Nike.com.br continua em crescimento acelerado, principalmente pela estratégia de investimento em marketing, que continua dando muitos frutos, enquanto as Nike Factory Stores – outlets, único formato de loja física da Fisia, atualmente – também tem mostrado resultados saudáveis com margens cada vez melhores. Inclusive, a experiência de 40 anos do Grupo SBF na operação de lojas físicas foi essencial para que implementássemos melhorias operacionais nesse canal, que contribuíram para a redução de despesas e crescimento das vendas’.
Em relação à Centauro, operação mais impactada pela pandemia, os números também refletem resultados animadores e a saudabilidade nas margens da rede. Em relação ao 3T20, a receita bruta da maior rede multicanal de artigos esportivos da América Latina cresceu 33%, com total de vendas em mesmas lojas em 23,3,4%. Se comparado com o 3T19, o crescimento da receita bruta foi de 24%, com total de vendas em mesmas lojas em 16,1%. Além disso, a margem bruta neste trimestre atingiu 50,2%, o que significa crescimento de +0,8p.p. vs 3T19.
Mesmo após um ritmo menor de expansão de lojas, devido à covid-19, no 3T21 a Centauro abriu 10 lojas e realizou uma reforma, um incremento de 8.600m² em área, todas no modelo G5 (Geração Cinco), reconhecido por priorizar experiência e multicanalidade. Isso significa que a companhia já transformou 47% das lojas da Centauro para esse novo formato e chegou a 227,3 mil m² em área total de lojas. Até agora, são 224 lojas da Centauro distribuídas pelo Brasil, enquanto a plataforma digital (e-commerce, app, mobile e desktop) continua com crescimento consistente de 60,7% e GMV (gross merchandise value) de 68,7%, em comparação com 2019.
‘Neste trimestre, com Centauro, entregamos uma margem bruta superior ao mesmo período de 2019. Temos realizado um trabalho excelente de recomposição das margens, graças a um planejamento de demanda cada vez mais assertivo e uma racionalização cada vez maior dos descontos no ponto de venda. As marcas globais continuam com estratégias de segmentação do mercado, e o fato da Centauro entregar ao consumidor a experiência desejada contribui constantemente para sermos cada vez mais o principal destino do público no que se refere a produtos esportivos’, finaliza Zemel.
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