A tão falada Super Quarta vem aí. A semana que vem será de decisões sobre a política monetária aqui no Brasil e lá nos EUA. Além dos anúncios sobre os juros na China, Japão e Reino Unido e de dados de inflação ao consumidor na Zona do Euro.
O consenso é que a taxa de juros seja mantida pelo Federal Reserve (Fed) nos EUA no patamar entre 5,25% a 5,50%, nada de novidade. No entanto, o mercado aguarda as projeções econômicas. No Brasil, a tendência é de corte de meio ponto percentual. Hoje, a taxa de juros Selic está em 11,25% ao ano. Os dados serão divulgados na quarta-feira, 20.
Neste domingo, (17), a China divulga dados de vendas no varejo, produção industrial e taxa de desemprego. Na segunda (18), além do IGP-10 de março, o mercado conhecerá o Índice de atividade econômica (IBC-Br) brasileiro. No exterior, a Europa avalia o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e a balança comercial, enquanto o Japão anuncia se altera ou não sua política monetária ultra frouxa.
Na terça (19) o Japão apresenta seus dados de produção industrial, enquanto a China decide sobre as taxas preferenciais de empréstimo. O Reino Unido divulgará dados de inflação ao consumidor e ao produtor na quarta (20), mesma data de decisões de juros no Brasil e nos EUA e da balança comercial japonesa. Dia 21, quinta, a Europa apresenta dados de transações correntes, assim como os EUA, enquanto o Reino Unido anuncia sua decisão de política monetária. O Japão divulga preços ao consumidor. As vendas no varejo do Reino Unido e a receita tributária federal brasileira fecham a semana na sexta (22).
4T23 – A temporada de resultados trimestrais seque no Brasil. Segunda tem Itaúsa, Embraer, Braskem, Magazine Luiza, Vamos e Grupo SBF (Centauro). JSL apresenta na terça, enquanto a quarta será a vez da Equatorial, Vivara, Cogna e Locaweb. Na quinta, é Sabesp, CPFL, Cemig e Gafisa.
Agenda+
17/mar – Taxa de Desemprego na China (Jan) – China
18/mar – IPC (Mensal) (Fev) – Zona do Euro
20/mar – IPC (Mensal) (Fev) – EUA/ Taxa de Juros Selic – Brasil / IPC (Mensal) (Fev) – Reino Unido
21/mar – Decisão da Taxa de Juros (Mar) – Reino Unido
22/mar – Confiança do Consumidor FGV (Mar)- Brasil
(Com informações Investing.com)