Confira as notícias mais relevantes a respeito das principais empresas da bolsa de valores. No Radar Empresas de hoje temos Vale, Braskem, Embraer, Invepar e Suzano.

MPF pede intervenção na Vale (VALE3) e suspensão de dividendos

O Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais ajuizou uma ação civil pública pedindo intervenção judicial na Vale , com o afastamento dos executivos responsáveis pela política de segurança da companhia.

Além disso, o MPF também pede a suspensão de pagamento de dividendos a acionistas –movimento que está sendo retomado–, calculado pela agência Fitch em 2 bilhões de dólares.

Por fim, os procuradores consideram que a mineradora precisa mudar sua cultura de prevenção de acidentes para evitar novos desastres como os rompimentos de barragem de Brumadinho, em 2019, e Mariana, em 2015.

Braskem (BRKM5) bate recorde de vendas de resinas em agosto

A Braskem informou que, após a alta da demanda, seus complexos petroquímicos voltaram a normalidade, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (2).

Desse modo, a companhia superou 350 mil toneladas de resinas comercializadas no mês de agosto. Assim, esse valor representa um recorde mensal histórico de vendas no Brasil.

“Por fim, a Braskem reforça o seu compromisso com a manutenção da sua posição de liquidez e disciplina de custos e na continuidade da implementação de medidas do seu plano de desalavancagem”, comunicou

Embraer (EMBR3) vai demitir 2,5 mil funcionários nas fábricas do Brasil

A Embraer anunciou a demissão de 2,5 mil funcionários nas fábricas no Brasil. Assim, segundo a empresa, serão 1,6 mil desligamentos em adesões ao Plano de Demissões Voluntárias, que foi encerrado na quarta-feira (2). Por fim, ainda ocorrerão mais 900 cortes para ajuste do quadro de funcionários.

Portanto, a empresa alega que a medida é consequência dos impactos causados pela pandemia de Covid-19 e pelo cancelamento da parceria com a Boeing. Enfim, ao todo, a Embraer mantinha cerca de 16 mil funcionários no país, sendo 10 mil apenas em São José dos Campos, sede da empresa.

Receba no seu e-mail o nosso relatório exclusivo e gratuito que se baseia na estratégia de investir em dividendos adotada por grandes investidores ao redor do mundo. Confira aqui.

A Invepar divulgou o desempenho dos seus negócios em agosto

No segmento de rodovias, a LAMSA, operadora da Linha Amarela no Rio de Janeiro, teve queda de 18% no tráfego em relação ao mesmo mês de 2019. A CRT (Rio-Teresópolis) teve queda de 14%, enquanto a CLN, que administra a rodovia BA-099, mostrou alta de 11% no período.

Dessa maneira, a concessionária ViaRio, que administra a via Transolímpica, teve recuo de 10%. Além disso, no aeroporto de Guarulhos, a quantidade de passageiros caiu 69%, com queda de 61% nos pousos e decolagens. Por enfim, no metrô do Rio, as linhas 1 e 2 apresentaram queda de 62% nos passageiros transportados, e a linha 4 recuou 65%.

BNDES venderá restante da participação na Suzano (SUZB3)

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) caminha para fazer uma oferta subsequente de ações (‘follow on’) para vender os 11,04% que possui na empresa de papel e celulose. Assim, a oferta será de aproximadamente R$ 8 bilhões.

Por fim, esperava-se que o BNDES fizesse uma venda no mercado (‘block trade’), como o feito com papéis da Vale no início de agosto, mas a oferta da Suzano pode envolver uma tranche primária.

Fonte: Necton e Terra Investimentos

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

FAÇA PARTE DO NOSSO TELEGRAM

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte