Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3) apresentaram bons números nesse 4T19
A Lojas Americanas reportou forte crescimento de vendas, no 4T19, refletindo a boa execução nos eventos de Dia das Crianças, Red Friday e Natal. Apesar de uma série de pressões de margens, com o fim da Lei do Bem e o ganho de representatividade de eventos promocionais como a Red Friday, as mesmas vieram maiores, decorrente da boa calibragem do mix e categorias, além do avanço de preços e marcas próprias.
A B2W também reportou melhora em seus números, mesmo ainda mostrando prejuízo, que vem se reduzindo. O faturamento no período subiu 12,2%, refletindo o crescimento do GMV e as operações de marketplace. O EBITDA aumentou 21,6% no 4T19 ante os números do 4T18. Vale destacar, que a AMA vem tendo um importante destaque nas operações das empresas, atingindo mais de 6,5 milhões de downloads.
Vale (VALE3) reporta números do 4T19 menores que as estimativas
A reversão do lucro para prejuízo líquido se deve a provisões, de despesas de Brumadinho, além do impairments em metais básicos, carvão e fundação Renova. O menor preço médio do minério também refletiu negativamente no período.
Junto com o balanço, a Vale divulgou relatório sobre a investigação do rompimento da barragem em Brumadinho, mostrando que as medidas de segurança adotadas foram “limitadas e malsucedidas”, e que a Vale tinha conhecimento de que os impactos em caso de rompimento seriam significativos.
A companhia também acabou anunciando investimento de US$ 1 bilhão nos próximos anos para aumentar uso de filtragem e dry stacking em mais de 50% no volume processado a úmido restante.
Resultado da SulAmérica (SULA11) supera previsão
O segmento do resultado que mais contribuiu para o bom desempenho foi o ramo saúde e odontológico, comfaturamento 9,7% maior, compensando a queda nos segmentos de automóveis, ramos elementares e vida e acidentes pessoais.
Além disso, as receitas com planos de previdência e com gestão de recursos apresentaram forte crescimento. A rentabilidade sobre o patrimônio no 4T19 foi de 17,6%, aumento de 2,4 pontos sobre o índice do mesmo período de 2018.
Carrefour (CRFB3) reporta crescimento em todos seus segmentos
A estratégia de expansão do Atacarejo (20 aberturas de lojas Atacadão em 2019, das quais 8 no 4T) e lojas de conveniência (8 aberturas em 2019) contribuíram para o crescimento de seu faturamento.
O Multivarejo também apresentou bom desempenho, resultado da melhor experiência do cliente (NPS), e a diminuição dos níveis de ruptura dos estoques. As vendas mais favoráveis nas categorias de alimentos e uma acentuada aceleração na categoria não alimentar, suportada pela contribuição do e-commerce e da Black Friday no quarto trimestre, também ajudaram o segmento Multivarejo a reportar números maiores.
Sua divisão financeira, com o banco Carrefour, também mostrou crescimento no período em análise. Já as suas margens vieram mais pressionadas devido ao efeito mix, com as vendas da categoria não alimentar e e-commerce e as maiores promoções para garantir participação de mercado.
Confira mais destaques
A principal referência do mercado financeiro
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.