Ganhos e perdas, e muita movimentação com o coronavírus. No radar empresas de hoje temos Gol, Smiles, Banco do Brasil, Br Malls, AES Tietê, Eneva, Petrobras, Cosan, Rumo, JBS, Brazil Foods.

Gol (GOLL4) cancela proposta de incorporação da Smiles (SMLS3)

A Gol comunicou ao conselho da administração da Smiles o cancelamento da proposta de incorporação da companhia, apresentada em 9 de dezembro. Portanto, segundo a Gol, a decisão foi tomada em decorrência de “eventos extraordinários” ocorridos nos últimos dias nos mercados local e internacional, “por força dos seus impactos.”

Banco do Brasil (BBAS3) cancela pedido de IPO do BV, ex-Banco Votorantim, e confirma afastamento de empresas por medo do coronavírus

O Banco do Brasil informou, que protocolou pedido de cancelamento da oferta inicial de ações do BV, antigo Banco Votorantim, na CVM. Dessa forma, em nota, o BB disse apenas que o cancelamento está ligado às condições de mercado.

BR Malls (BRML3) vende participação no Via Brasil Shopping

Em comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (13), a BR Malls (BOV:BRML3) vendeu sua participação de 49% no Via Brasil Shopping, no Rio de Janeiro, por R$ 38 milhões.

“A transação reforça o compromisso da companhia com a estratégia de reciclagem de portfólio, onde procuramos aumentar a exposição em ativos core e reduzir a exposição a ativos non-core (shoppings de menor tamanho, em áreas de influencias de menor porte e nos quais não possuímos gestão ativa)”, disse no comunicado.

AES Tietê (TIET11) contrata assessores para auxiliar em oferta hostil feita pela Eneva (ENEV3)

A AES Tietê aprovou hoje a contração de assessores legal e financeiros para auxiliarem a companhia na oferta hostil apresentada pela Eneva no dia 1º de março.

A companhia enviou na quinta-feira, 12, uma lista preliminar de documentos que a empresa entende que a Eneva deve apresentar, para que sirvam de base para análise da oferta apresentada.

Petrobras (PETR4) anuncia programa de venda de ativo

A petroleira divulgou teaser para a venda total das suas participações nas usinas eólicas de Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4. Assim, dará início à fase vinculante para a venda dos 10% restantes que possui na Transportadora Associada de Gás (TAG).

Cosan (CSAN3) e Rumo (RAIL3) esclarecem ataque de hackers

As companhias esclareceram que o ataque criminoso de hackers na última quarta-feira dia 11, acabaram causando uma interrupção parcial e temporária das operações.

Entretanto, o grupo rapidamente implementou seus planos de contingência e vêm progressivamente religando seus sistemas operacionais. Enfim, os demais sistemas, corporativos e outros não prioritários, estão sendo restabelecidos.

China estaria incentivando empresas de frigoríficos (JBSS3, MRFG3, BRFS3) a criar suínos no exterior para combater a escassez doméstica de carne suína

Segundo a Reuters, o governo chinês afirmou que está incentivando empresas nacionais a construir fazendas de suínos no exterior para suprir a grave escassez doméstica de suínos. Isso ocorre após a Peste Suína Africana ter dizimado quase metade do rebanho no país. Dessa maneira, os esforços de Pequim ocorrem devido ao fato de que a Peste continua a se espalhar no principal rebanho suíno do mundo. É válido lembrar que três novos casos de PSA foram registrados na China na semana passada.

A China instou as autoridades locais a apoiar empresas domésticas qualificadas a construir bases de criação em países onde produtos suínos são elegíveis para serem exportados de volta para a China. As fazendas de suínos devem ser construídas em países com relações comerciais bilaterais estáveis ​​com a China e livres da Peste Suína Africana, de acordo com o comunicado oficial.

“Os principais documentos do governo no passado costumavam parar no comércio, falando apenas em comprar grãos ou carne de porco do exterior, nunca envolviam a criação de porcos no exterior”, disse um executivo de uma grande produtora de porcos. “Por outro lado, a Peste Suína Africana nunca tinha criado uma lacuna tão grande na oferta de suínos na história do país”, disse o executivo.

Fontes: Necton, Terra Investimentos e XP

Enfim, quer saber sobre mais empresas? Quer saber mais?

Nos envia um email para [email protected] e não perca nada do que acontece no mercado de capitais.

Dessa forma, nossos assinantes recebem tudo em primeira mão e estão sempre por dentro dos acontecimentos mais relevantes do mercado, com boletins e análises de diversas casas e corretoras em um só lugar.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte