Confira as notícias mais relevantes a respeito das principais empresas do mercado. No radar empresas de hoje temos Petrobras, IRB Brasil, Arezzo, Sinqia, CSN, Transmissão Paulista, Riva e Boa Vista.

Acionistas da Petrobras (PETR4) aprovam nova conselheira e mudanças no estatuto

Os acionistas da Petrobras, controlada pelo governo federal, aprovaram em assembleia extraordinária nesta quarta-feira a nomeação da engenheira Maria Cláudia Guimarães como membro do conselho de administração, além de mudanças no estatuto, informou a companhia. A nova conselheira, cujo nome já havia sido aprovado pelo colegiado, foi uma indicação da União.

Dentre as alterações no estatuto, os acionistas aprovaram uma redução da competência do conselho na escolha de gerentes executivos e gerentes gerais. A partir da mudança, caberá à diretoria executiva a indicação e destituição dos titulares da estrutura geral da companhia diretamente vinculados a ela.

Gestão da IRB (IRBR3) provoca grande incerteza no mercado

Além das duas cartas publicadas pela Squadra, alegando inconsistência nos números apresentado pela IRB, que está sendo investigada pelos órgãos responsáveis. Agora a companhia está envolvida em outro imbróglio, desta vez, envolvendo falsas informações sobre elevação da posição em seus ativos do Berkshire Hathaway (de Warren Buffett) e pela negação da saída de Ivan Monteiro. Os dois temas foram negados, tendo a saída de Ivan e o pronunciamento de Berkshire informando que não tem posição nos papéis da IRB.

Todas essas informações estressaram bastante os investidores e provocaram forte queda no preço da ação. Se por um lado, seu desempenho operacional continua impressionando, pela melhora de seus números, principalmente nesse 4T19, a falta de confiança em torno da gestão deixa seus ativos com maiores riscos. Desta forma, acreditamos que suas ações tenderam a continuar apresentando fortes volatilidades, mesmo com a recente notícia da entrada de Werner Suffert como novo vice-presidente executivo, financeiro e de relações com investidores da companhia.

Arezzo (ARZZ3) reporta bom resultado no 4T19

O trimestre foi favorecido pela entrada da coleção de Verão, pela Black Friday e pelas maiores vendas do Natal. Além disso, os melhores mix de produtos ajudaram no crescimento em praticamente todas as suas marcas e canais. A transformação digital também vem contribuindo com os melhores resultados.

Sinqia (SQIA3) reporta bom desempenho operacional

A companhia apresentou forte crescimento de 23,3% em sua receita líquida, no 4T19, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. O aumento é explicado pela adição de inorgânicos, provenientes da entrada de receitas das últimas quatro aquisições (Atena, ADSPrev, Softpar e Stock & Info). O EBITDA veio 31,2% maior no mesmo período em análise. Já o seu lucro líquido veio bem menor, refletindo a queda proveniente do aumento nos custos referentes às aquisições e implantações, e pelo aumento na linha de depreciações e amortizações.

CSN (CSNA3) tem desempenho do 4T19 abaixo das expectativas

No período, a CSN acabou revertendo seu lucro líquido e reportou prejuízo, decorrente do menor faturamento e maiores despesas operacionais, além disso, as despesas financeiras vieram maiores. A receita foi afetada devido aos menores volume de vendas de aço, no mercado externo e pelas realizações de menores preços na mineração.

Isa Cteep (TRPL4) apresenta números abaixo do esperando

Os números do 4T19 vieram abaixo do esperado, com queda em seu resultado final, refletindo as maiores captações realizadas pela empresa para fazer frente a novos investimentos o que provocaram um aumento na despesa financeira. Entretanto, a companhia continua com uma alavancagem bem confortável para manter seu foco no crescimento. A empresa espera entrar forte nos próximos leilões de linhas de transmissão de energia, em junho.

Riva, da Direcional Engenharia, pede registro para IPO

A construtora Direcional Engenharia informou nesta quarta-feira que a Riva 9 Empreendimentos Imobiliários, da qual detém 100% das ações, pediu registro para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Em fato relevante, a Direcional afirmou que a operação consistirá de oferta primária, ações novas, cujos recursos vão para o caixa da companhia.

Empresa de informações de crédito Boa Vista pede registro para IPO

A Boa vista SCPC pediu nesta quarta-feira registro para sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), engrossando uma longa lista de companhias de diversos setores que estão se lançando na bolsa apesar de incertezas que atingiram os mercados nos últimos dias.

Enfim, faltou alguma empresa? Quer saber mais?

Nos envia um email para [email protected] e não perca nada do que acontece no mercado de capitais.

Nossos assinantes recebem tudo em primeira mão e estão sempre por dentro das principais notícias relevantes, boletins e análises de diversas casas e corretoras em um só lugar.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte