Concorrência ganha força e Ambev (ABEV3) perde market share

De acordo com dados da Nielsen de dezembro, a participação de mercado da Ambev caiu 2,3% em 2019, atingindo 59,4%.

A redução ocorreu, principalmente, por conta do aumento do share da Heineken (+0,9%, para 21%) e Petrópolis (+0,5%, para 15,2%).

A cervejaria Petrópolis adotou uma política de preços mais agressiva, enquanto a Heineken focou em cervejas de mais valor agregado.

Para os analistas da Guide, o impacto é negativo. A redução da participação da empresa no mercado confirma a expectativa de muitos investidores que têm visto a Heineken como uma crescente ameaça para Ambev. Mesmo com a redução nos preços da empresa no terceiro trimestre, a Ambev não foi capaz de retomar seu market share.

Locaweb (LWSA3) precifica IPO no topo da faixa indicativa e movimenta R$1,2 bi

A empresa de serviços de internet Locaweb precificou nesta terça-feira sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), no topo da faixa estimada pelos coordenadores da operação, numa operação de quase 1,2 bilhão de reais, segundo informações do website da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mais cedo, a Reuters havia publicado a precificação da oferta, com base nas informações de duas fontes a par do assunto. A faixa indicatica dos coordenadores da oferta era de 12,25 a 17,25 reais por ação.

Celulose Irani (RANI3) mira o Novo Mercado da B3

Uma das maiores fabricantes nacionais de embalagens de papelão ondulado, a Celulose Irani se prepara para mudar de nome e de segmento de listagem na B3.

A futura Irani Papel e Embalagem espera o aval de seus acionistas, dentro de duas semanas, para iniciar os trabalhos que levarão à conversão de todas as suas ações em ordinárias e migração para o Novo Mercado.

Paralelamente à reorganização societária, a companhia planeja levantar até R$ 600 milhões via oferta de ações e financiar planos de expansão, conforme o Valor informou no ano passado.

CCR (CCRO3): ANTT reduz tarifa de pedágio da NovaDutra

A companhia informou hoje, via fato relevante, que foi determinado pela ANTT novamente uma redução no valor da cobrança de pedágios na Dutra, via mandado de segurança.

A redução será de 5,26% da tarifa básica de pedágio e todas as praças dentro da BR-116/RJ/SP.

A ANTT já havia determinado uma queda das tarifas em dezembro, mas a empresa havia conseguido entrar na Justiça e reverter.

Para a Guide, o impacto é negativo, já que com a redução das tarifas de pedágio na concessão mais relevante para a CCR, pode acarretar em uma queda relevante da receita de pedágio. No entanto, como a ANTT determinou via mandado de segurança, ainda existem chances de a empresa conseguir reverter a situação novamente.

Copel (CPLE6) divulga prévia operacional do 4T19

O mercado fio da Copel Distribuição cresceu 4,5% no 4T19.

O mercado foi impulsionado pelo crescimento no segmento residencial, +3,6%. A alta residencial foi puxada pelo aumento do consumo médio mensal, dadas as altas temperaturas de outubro, e também pelo aumento do número de clientes no período, +1,9%.

Ao mesmo tempo, o crescimento industrial apresentou redução de 9,8%, reflexo da migração de clientes para o mercado livre.

O fornecimento de energia elétrica da Copel registrou crescimento de 5% no trimestre.

O total de energia vendida apresentou um crescimento de 10,8% no quarto trimestre.

Para a Guide, o impacto é positivo, porque os dados operacionais apresentam tendência de alta em todos os segmentos da empresa, com exceção do industrial.

Confira as principais notícias de hoje

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!