A última semana de maio tem feriado de Corpus Christie na quinta, dia 30, por aqui, e já na segunda-feira 27, o Dia do Memorial nos Estados Unidos e também feriado bancário no Reino Unido. O que provavelmente será um dia de menor movimentação nos mercados. Entretanto, serão dias importantes porque sai o PIB dos EUA, além do índice de preços PCE; a inflação quinzenal do Brasil, o IPCA-15, entre outros dados.

No começo da semana o Banco Central divulga dados de empréstimos bancários no Brasil, assim como a edição semanal do Boletim Focus, com as projeções de economistas de mercado para os principais indicadores macroeconômicos brasileiros.

No dia seguinte, terça (28), serão apresentados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), preços ao produtor, e Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) no Brasil; e nos EUA, a confiança do consumidor do Conference Board.

Os dados do setor público saem na quarta (29), véspera de feriado, pelo BC. Neste dia será divulgado o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) e taxa de desemprego no Brasil.

No feriado do dia 30, com mercados fechados no Brasil as atenções serão para o mundo. Neste dia serão apresentados os dados de desemprego nos países que compõem a Zona do Euro, Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, assim como a sua balança comercial. No outro lado do mundo, no Japão, foco na produção industrial e vendas no varejo, enquanto a China divulga índices gerentes de compras (PMIs).

No “sextou”, 31, maio se despede com a divulgação da inflação ao consumidor na Europa e índice de preços PCE nos Estados Unidos. “E o mercado atento sobre o cenário de desinflação americano e como ele pode influenciar as próximas decisões do FED”, comenta a Investing.

(Com informações Investing.com)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte