O dinheiro é mais do que apenas uma medida de valor. Trata-se de uma unidade em constante movimento, influenciada por diversas opiniões e emoções humanas. Por exemplo, a ganância, inveja, conhecimento e, acima de tudo, paciência.
Warren Buffett, o lendário investidor, uma vez disse: “O mercado é um dispositivo para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes.” Essa citação destaca a importância da paciência na arte de investir.
Dominar a psicologia do dinheiro é essencial para alcançar o sucesso financeiro. Se trata de entender como suas emoções podem influenciar suas decisões de investimento e aprender a controlá-las.
Uma Jornada pela Psicologia Dinheiro e Investimentos
Tenho o costume de convidar para a reflexão sobre ter formas de observar o dinheiro e investimentos, que são: (1) pelo mecanismo tradicional de troca; (2) como forma ganho proveniente do trabalho; (3) por vias de multiplicação após os primeiros ganhos através do investimento.
Algumas pessoas confundem o item “2” e “3”, ou seja querendo ganhar dinheiro com investimentos para “evitar” o trabalho de ter que ganhá-lo. Sinceramente, não existe conquistas sem esforço, nem alto retorno sem risco. Talvez essa confusão explique o motivo de muitas pessoas caírem em pirâmides financeiras.
Investidores inteligentes sabem que o verdadeiro poder vem da capacidade de permanecer calmo e racional, quando uma “super oportunidade” aparece. Bem como, quando o mercado está tumultuado e parece que não alternativas boas para investir. Pois como disse John Templeton “compre quando todo mundo está vendendo e mantenha até que todo mundo esteja comprando”.
Portanto, invista no seu conhecimento e em entender como suas emoções podem afetar suas decisões. Possivelmente o seu sucesso financeiro depende muito mais de organizar os objetivos e manter-se fiel a eles por um período maior.
Gostou do conteúdo? Todos os domingos uma nova dica no Lounge para você que está nesta jornada dos investimentos. Para mais conteúdos específicos confira no Clube Acionista em Trilha do Investidor.