Conheça as quatro ações que entraram na Carteira de Small Caps da Guide esse mês. Dessa forma, as ações selecionadas fazem parte de um portfólio formado por 10 ativos e busca um desempenho superior ao seu índice de referencia (SMLL).
As quatro ações escaladas pela Guide
Oncoclínicas (ONCO3)
De acordo com a Guide, a companhia é líder em termos de faturamento no segmento de tratamento oncológico. É o setor que tem maior visibilidade e potencial de crescimento no setor de saúde atual. Todavia, tem seu histórico pautado em um robusto crescimento orgânico e inorgânico. Atualmente conta com a estrutura de 69 clínicas, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros integrados para tratamentos de câncer espalhados por dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. Alem disso, a companhia também possui um laboratório de Bioinformática nos Estados Unidos focado na leitura de DNA e RNA.
Sanepar (SAPR11)
Segundo a Guide, a Companhia de Saneamento do Paraná foi fundada em 1963 e é uma sociedade de economia mista controlada pelo Estado do Paraná. Atualmente é responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades do estado do Paraná e a Porto União em Santa Catarina. Contudo, a capital do estado, Curitiba, cujo Contrato de Programa foi renovado em 2018 por mais 30 anos, representou 22% da receita da companhia em 2020. E junto com as demais top 10 tem uma relevância um pouco superior a 50%. Essa distribuição da receita em conjunto com os diferentes prazos de vencimento dos contratos e concessões resultava em um prazo médio de vencimento de 18,4 anos ao final de 2021.
São Martinho (SMTO3)
Conforme apurou a Guide, a São Martinho configura-se como um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, contando com quatro unidades em operação: Usina São Martinho, na região de Ribeirão Preto (SP); Usina Iracema, na região de Limeira (SP); Usina Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Usina Boa Vista, em a 300 quilômetros de Goiânia (GO). As usinas São Martinho, Santa Cruz e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente.
Randon (RAPT4)
De acordo com a Guide, a Randon é a maior fabricante de implementos rodoviários da América latina, estando posicionada entre as maiores do mundo. A companhia compreende um conglomerado de 12 empresas, atuando através de três vertentes principais: Implementos e veículos, que corresponde a reboques e semirreboques, vagões ferroviários e veículos fora-deestrada; autopeças, como materiais de fricção e sistemas de eixos e suspensões; e serviços financeiros, incluindo consórcios e crédito bancário. A companhia possui posição de liderança em diversos segmentos destinados ao mercado doméstico, além de contar com presença internacional em cerca de 100 países.