Eu acho que ouvi tanto essa pergunta nos últimos dias, que não poderia deixar de ser o tema para o nosso artigo por aqui.
Existe mesmo um tempo próprio para começar? Será que eu não estou velha demais? Ou será que estou jovem demais para pensar nisso agora?
Você ainda tem dúvidas de quando começar a investir, mana?
Se eu pudesse te dar um conselho eu diria: comece agora. Hoje. Pra já. Comece a tratar com carinho o seu dinheiro.
Não espere o cenário ideal. Não aguarde a lua entrar em sintonia com Marte e Júpiter. Não espere você ganhar mais, ter mais dinheiro, sobrar dinheiro no fim do mês, ser promovida, alcançar uma nova fonte de renda, etc.
Isso mesmo. Não espere.
FAÇA o seu cenário acontecer.
Vem comigo que eu te ajudo a responder a segunda pergunta: como começar a investir?
Passos práticos por aqui: mão na massa.
Se você está interessada em começar a investir, a primeira providência é abrir uma conta em uma corretora de valores. É on-line, gratuita e você não precisa pagar taxa de manutenção de conta como existe no bancão.
Quando fizer o seu cadastro, você vai responder a um questionário inicial no site da corretora e descobrir qual é o seu perfil de investidora: conservador, moderado ou agressivo. De acordo com esse perfil, você verá quais os investimentos adequados e indicados no seu caso.
Então, você começa a fazer a sua reserva financeira. Ou seja, você precisar guardar o equivalente a seis vezes o seu gasto mensal. Esse valor deve estar investido em renda fixa, de liquidez bem rápida, como, por exemplo, o Tesouro Direto (Selic) ou algum fundo de investimento de renda fixa.
E de quanto dinheiro estamos falando? Aí é com você, mana. Quanto dinheiro você tem para começar? 30, 40, 100 reais? Sim, você pode começar com pouco dinheiro. Esqueça aquele mito de que Bolsa de Valores é coisa só para gente milionária.
Lembre-se: não tem como conquistar um objetivo de qualquer jeito. Você precisa construir uma mentalidade forte, estabelecer o seu plano, criar uma rotina.
Defina uma quantidade de dinheiro que você pode “guardar” por mês. E aumente esse valor a cada 3 meses. Para isso, talvez seja necessário buscar uma fonte de renda extra ou cortar algum gasto.
Comece, então, a pesquisar sobre as modalidades de investimento em Renda Fixa e Renda Variável. No canal Mulher na Bolsa tem vídeos para você entender isso de forma bem descomplicada.
Entenda: investimento é como se você emprestasse o seu rico dinheiro para alguém e recebesse juros por isso.
Aprender a investir é um círculo virtuoso: quanto mais você entende o funcionamento, mais quer pesquisar e aplicar.
A única forma de ter lucro na empresa da vida financeira é ter custos mais baixos do que a receita. Portanto, gaste menos do que você ganha e economize dinheiro para fazer os seus investimentos.
A visão é sempre essa: quanto eu posso economizar esse mês para investir?
Se você tiver um objetivo a alcançar a longo prazo, ajuda no cumprimento das metas a curto prazo. Defina os seus objetivos, mana!
Cada pessoa é única, com quantidade de dinheiro e disponibilidade de tempo diferentes. Portanto, não se compare! Comece com o que você tem disponível em suas mãos. Só comece. E conte comigo nessa jornada.
Carol Daher