Todo mundo estuda, trabalha e desenha estratégias de carreira e negócios com o objetivo de alcançar o famoso sucesso financeiro. Mas como identificar quando o alcançamos de fato? Há formas de medi-lo e até mesmo de aumentá-lo? Existe algum tipo de indicador? Essas perguntas ecoam na mente de muitas mulheres que desejam ser realizadas profissionalmente e financeiramente.

Bom, para começar, precisamos ter em mente que o conceito de sucesso tende a ser subjetivo. Somos mulheres diversas e, portanto, nossas percepções sobre realização se distinguem de acordo com nossas vivências. Minha meta de vida pode ser diferente da sua, assim como a sua pode ser diferente da meta de sua colega de profissão e assim por diante.

No entanto, há um senso comum: podemos dizer que desfrutamos de sucesso financeiro quando conseguimos suprir necessidades básicas, viver com conforto, realizar sonhos e ainda reservar algum dinheiro para construir patrimônio.

Dinheiro nenhum paga o esgotamento

Eu, porém, me arrisco a ir além. Sucesso financeiro tem a ver também com o seguinte indicativo: a otimização de sua agenda. Se olharmos nossa agenda e nossa conta bancária, elas apresentam uma relação proporcional? Muitas vezes, temos dinheiro para pagar contas e fazer alguns investimentos, mas ainda assim trabalhamos muito mais do que desfrutamos. A sensação de esgotamento e que a conta nunca fecha.

Nosso tempo sempre foi e sempre será precioso. Como mulheres na sociedade em que vivemos, somos frequentemente postas num sistema de dupla, tripla jornada, ou seja, trabalhamos fora e dentro de casa. Se não recebemos de modo proporcional a nossa entrega ou se nos entregamos de modo desrespeitoso com nossos próprios limites, podemos chegar ao esgotamento físico e emocional. Em outras palavras, não compensa. Nada de trabalhar enquanto eles dormem, combinado?

Brilho nos olhos

Ainda há outro indicador que precisa ser avaliado quando mensuramos o sucesso financeiro: a qualidade de sua agenda. Muitas vezes, seu expediente e seu dinheiro são proporcionais e coerentes, mas ainda assim você precisa garantir que seu tempo está sendo ocupado com tarefas que fazem sentido para você. Envolva-se com atividades cujos valores vão muito além dos dígitos.

Não existe conta bancária que pague a insatisfação de acordar todos os dias para trabalhar com algo que não enche seus olhos com brilho.

Dica para melhorar os indicadores

A essa altura do campeonato, você já percebeu que seu sucesso financeiro depende da otimização e da qualidade de sua agenda. Caso tenha percebido que esses indicadores vão mal das pernas por aí, siga o meu conselho: liste as suas prioridades, tanto no quesito da importância quanto no quesito do afeto. O que você precisa fazer e o que você gosta de fazer? Ao responder essas perguntas, faça conexões.

Dessa forma, você vai otimizar sua agenda com as tarefas necessárias e bem remuneradas, bem como vai qualificar seu tempo com aquilo que faz seu coração vibrar e seus olhos brilharem. Esse é o caminho do sucesso financeiro! Faz sentido para você?

Lisa Dossi

Mãe, Re-casada, Formada e Pós Graduada em Gestão de Empresas e Empreendedorismo, Palestrante, Empreendedora, Executiva de Finanças em grandes empresas por 27 anos até a posição de CFO. Fundadora da Escola da Mulher Investidora e do Instituto Sempre Valiosas, onde ensina Gestão Financeira Estratégica para Mulheres. Diretora Mentoria e Educação no W-CFO Brazil

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte