Os intermediários financeiros possuem o papel fundamental de transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários. Em outras palavras, é a aproximação daqueles que possuem o dinheiro com quem precisa do dinheiro.
As instituições que atuam na intermediação financeira podem ser bancárias ou não, formadas por pessoas jurídicas, privadas ou públicas, que possuem como atividade primordial a intermediação, coleta ou aplicação de recursos financeiros e muito mais.
Basicamente os agentes superavitários são aqueles cuja renda excede as despesas, de modo que ele possui dinheiro para suprir todas as necessidades e ainda sobra dinheiro.
Por outro lado, os agentes deficitarios sao aqueles que a renda não cobre as despesas, pois as necessidades nao permitem que sobre dinheiro. Portanto, precisam buscar recursos no mercado.
Os intermediarios financeiros entram neste fluxo com o objetivo de ser a “ponte” entre estes dois lados, facilitando a trocar de recursos.
Vantagens de possuir intermediários financeiros
Podemos encontrar 3 vantagens de possuir intermediários financeiros:
– Economia de escala:
Conforme a demanda por algum produto, os intermediadores do mercado financeiro podem oferecer melhores preços ou melhores taxas. Assim, a economia de escala permite reduzir os custos de transação.
– Diversificação do risco:
Os intermediários financeiros sempre atuam de forma a mitigar o risco.
– Facilidade de obtenção de recursos financeiros:
Os intermediários possuem a função de distribuir os recursos entre tomadores e poupadores, logo eles possuem facilidade na capitação dos recursos.
ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.