Nem todas ações listadas no Índice Ibovespa amargaram quedas bruscas desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Empresas que têm se favorecido com políticas federais ou que comemoram vendas online mais generosas em meio à quarentena conseguiram fazer do limão uma limonada e valorizar seus papéis na Bolsa de Valores de São Paulo desde o início do ano.
Levantamento realizado pela empresa de inteligência de mercado Economatica verificou que Locaweb, B2W e Magazine Luiza se valorizaram acima de 10% entre 21 de fevereiro e 8 de junho, período fortemente atingido pelo coronavírus. Enquanto isso, o índice Ibovespa caiu 14,75%. O levantamento considerou as ações com volume médio diário superior a R$ 500 mil.
Muitas ações foram do inferno ao céu ao longo dos últimos meses. Algumas empresas chegaram a se valorizar mais de 300% entre as mínimas na pandemia e o fechamento de suas cotações no dia 8 de junho, conforme a Economática.
“Na amostra geral, temos 37 ações com valorização acima de 100% entre seu preço mínimo e o fechamento no dia 8 de junho e quatro papéis com valorização entre 200 e 299%. Além disso, 107 ações da amostra valorizaram entre 50% e 99%”, observa o gerente comercial da Economática, Einar Rivero.
A Gol, por exemplo, teve valorização de 328% no intervalo em que sua ação esteve cotada a R$ 5,60, no final de maio, e R$ 24 na semana passada. Situação semelhante à da ViaVarejo, que subiu 278% entre sua mínima desde 21 de março, passando de R$ 4,10 para R$ 15,50.
Sinais de que investidores que souberam observar a trajetória do papel e negociar na hora certa não têm tido motivos para reclamar.
“Em momentos incertos, e com movimentos abruptos de preços, identificamos uma grande dispersão de avaliação das empresas. Acreditamos que o conjunto de oportunidades, hoje, é favorável à alocação dinâmica por fatores de risco”, analisa Julio Erse, diretor de Gestão da Constância Investimentos.
Por outro lado, algumas empresas têm amargado perdas intensas desde o início da pandemia e estão com dificuldades de reagir. O levantamento da Economática mostrou que companhias ligadas ao turismo e ao varejo tradicional viram suas ações desabarem mais de 40% desde fevereiro.
Melhores desempenhos acumulados
Papel | Valor (21 de fevereiro) | Valor (8 de junho) | Variação |
B2W Digital (BTOW3) | R$ 77,76 | R$ 93,00 | 27,80% |
Locaweb (LWSA3) | R$ 24,60 | R$ 29,95 | 21,75% |
Magazine Luiza (MGLU3) | R$ 56,45 | R$ 62,38 | 10,50% |
Taurus (TASA4) | R$ 5,28 | R$ 5,67 | 7,39% |
Dommo (DMMO3) | R$ 1,54 | R$ 1,55 | 0,65% |
Piores desempenhos acumulado
Papel | Valor (21 de fevereiro) | Valor (8 de junho) | Variação |
Azul SA (AZUL4) | R$ 55,65 | R$ 27,35 | – 50,90% |
Le Lis Blanc (LLIS3) | R$ 16,10 | R$ 8,35 | – 48,10% |
Smiles (SMLS3) | R$ 37,25 | R$ 19,48 | – 47,70% |
Time For Fun (SHOW3) | R$ 5,08 | R$ 2,95 | – 41,93% |
Lojas Marisa (AMAR3) | R$ 15,28 | R$ 9,22 | – 39,70% |
Helbor (HBOR3) | R$ 4,19 | R$ 2,61 | – 37,70% |
BR Brokers (BBRK3) | R$ 4,48 | R$ 2,90 | – 35,27% |