O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta sexta-feira (21) que seu gabinete se prepare para o retorno de empresas ocidentais, sinalizando uma possível recuperação corporativa impulsionada pela reaproximação entre EUA e Rússia.
Putin deseja que as companhias russas tenham “certas vantagens” em relação “às que retornarem ao nosso mercado”, como apurou o Financial Times. Segundo a publicação, o movimento de Putin funciona como uma espécie de compensação pelas sanções ocidentais.
Mesmo que as medidas sejam defensivas, os comentários apontam para a primeira sinalização em alto nível de que a Rússia está seriamente disposta a aceitar de volta empresas ocidentais.
A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, há três anos, provocou uma saída em massa de empresas estrangeiras. Desde então, 472 empresas estrangeiras deixaram o mercado russo, e outras 1.360 reduziram sua presença no país, como mostrou o Valor.
Trump diz que ele e Putin já conversam sobre guerra na Ucrânia
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, através da sua rede social, a Truth Social, que teve uma ligação “altamente produtiva” com o presidente russo Vladimir Putin.
Uma equipe teria sido autorizada por Trump para começar imediatamente a negociar um acordo de paz com a Ucrânia.
“Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, incluindo visitar as nações um do outro. Também concordamos em ter nossas respectivas equipes começando as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa, algo que farei agora”, escreveu o republicano.
Anteriormente, Trump já havia comentado sobre a ideia de que a Ucrânia “pode ser da Rússia algum dia”.
“Podem fazer um acordo, podem não fazer um acordo. Podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, disse ele em uma entrevista com a emissora “Fox News” na segunda-feira (10).
Além disso, o norte-americano ressaltou ser importante obter um retorno sobre o investimento com a ajuda dos EUA à Ucrânia, sugerindo uma troca pelos recursos naturais de Kiev, como minerais raros
O post Putin prepara Rússia para retorno de empresas ocidentais apareceu primeiro em BPMoney.