NOVIDADES ESG
CHUVAS — A Floresta Amazônica tem um significado maior do que representar 7% de toda a superfície do planeta e ter 10% da biodiversidade do mundo. É responsável diretamente pela quantidade de chuvas que atingem o Brasil e mesmo países vizinhos. Um estudo feito pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) aponta que 25% das chuvas nas regiões Sul e Sudeste vêm da região amazônica. São os chamados “rios aéreos”. E como usar mais esta riqueza em benefício próprio? O Projeto Chuvas da Amazônia, da Plataforma Conexões Sustentáveis, promoveu, durante um ano, técnicas alternativas de acesso à água potável.
Mesmo rodeadas por água, muitas comunidades ribeirinhas não possuem água potável para consumo. O objetivo do projeto foi ensinar técnicas alternativas para acesso à água potável nas comunidades ribeirinhas, gerando assim uma melhor qualidade de vida com a diminuição a longo prazo de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado. O Fundo de Sustentabilidade Hydro contribuiu com esta melhoria da qualidade de vida de quase 200 pessoas, divididas em 43 famílias, no Pará.
“Além das estruturas de captação, ofertamos diversas outras atividades de educação ambiental para crianças e adultos, como oficinas técnicas sobre construção de filtros e utilização de hipoclorito de sódio. Fizemos um diagnóstico socioambiental com as famílias que resultou na confecção de uma cartilha. Almejamos mais parcerias para a continuação do projeto, pois o retorno das comunidades foi muito positivo”, conta Thuany Batista, coordenadora do Projeto Chuvas da Amazônia, comentando que sua implantação está concluída.
IPO´s – Em pesquisa recém-divulgada, os bancos Morgan Stanley e Bank of America mostram-se otimistas com uma virtual movimentação de abertura de capital por empresas no mundo todo, incluso o Brasil. Os cortes da Selic, e o crescimento na casa de 3% do PIB de 2023, são alguns dos fatores determinantes na análise.
O Brasil aguarda desde setembro de 21 (Vittia foi o último) a retomada do fluxo de IPO´S. Expectativa por aqui é que alguns setores se sobressaiam agora em 2024, como infraestrutura, mercado imobiliário, varejo e tecnologia.
FARMA – Não é incomum o marketplace apresentar boas alternativas de negócios. É o caso de um app, testado na catarinense Blumenau. De janeiro a outubro, de 2023, foram entregues 6.300 pedidos na cidade, representando crescimento de 500% sobre igual período do ano anterior (22). Isso pode significar, além do faturamento maior, a diminuição de custos. Taí um setor para o investidor acompanhar com atenção.
O Farmácias App atende vários estabelecimentos, simultaneamente.
AGENDA
Ciesp – O Centro da Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Campinas realizará evento de avaliação da COP28, ocorrida em dezembro último, em Dubai. Danilo Maeda fará palestra, dia 26 próximo, aos associados e convidados do Departamento de Sustentabilidade da entidade.
O chega pra lá no etarismo
“Velha é toda pessoa que tem um ano mais que eu”. A frase, dita há pelo menos 10 anos, e depois repetida, era de Lélio Lauretti. Professor de ética e governança, além de cofundador do IBGC, Lélio Lauretti era uma figura bem-humorada. Lélio, como gostava de ser chamado, era daquelas pessoas de bem com a vida – embora ficasse bastante brabo quando via coisa torta, notadamente no mundo corporativo, nacional e internacional –, e tinha sempre um segredinho, uma frase elucidativa, uma dica, uma orientação guardada no bolso. Isto é, a gente sempre tinha O QUE aprender com este mestre.
No último dia 9 o professor despediu-se da vida, aos 96 anos. E já deixa saudades. Driblando ferozmente o etarismo, era convidado em todas ocasiões importantes, do mercado de capitais em particular, que merecessem representatividade, espírito crítico e brilhantismo intelectual. Quem um dia assistiu a uma palestra sobre ética sabe exatamente o que digo. Quem não, sugiro buscar nas redes, site do IBGC, enfim… Lélio fez diferença. Que nos sirva de exemplo.