A experiência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com o Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi destaque na publicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), divulgada na última segunda-feira (13). O documento Experiências inspiradoras para transformar os sistemas agroalimentares na América Latina e Caribe resume os diversos conhecimentos e habilidades de diferentes países que foram apresentados na 1ª Feira Regional de Experiências Inspiradoras – FAO Transforma, realizada virtualmente em junho de 2022, e que contou com a participação da Companhia.

A publicação explica a funcionalidade do Prohort, uma iniciativa promovida pela Conab desde 2006, que contribui para a transparência dos mercados atacadistas no Brasil, para uma maior interação entre os diversos agentes do governo e os integrantes da cadeia produtiva e de distribuição, e gera alertas sobre possíveis cenários especulativos nos preços de produtos hortigranjeiros, protegendo o consumidor e o produtor. Para isso, a Companhia dispõe de sistemas de informações de preços, que trazem dados sobre a comercialização de hortifrutis nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.

A apresentação do Prohort na feira “FAO Transforma” foi feita pelo gerente de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade da Conab, Marisson Marinho. Na ocasião, foram apresentados os dados de comercialização das Ceasas brasileiras, que totalizaram cerca de 17,5 milhões de toneladas de frutas e hortaliças em 2021 (mais de US$ 10 bilhões), ligadas a quase 3.240 municípios fornecedores e 11.000 atacadistas. O gerente ressaltou ainda a colaboração das Ceasas e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) no programa.

“O Prohort é de fato um case de sucesso brasileiro na análise de dados de comercialização de hortifrutis e este reconhecimento internacional só demonstra o quanto estamos no caminho certo”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Quanto aos resultados da feira, incluídos na publicação atual, foram organizados em torno das quatro melhorias que norteiam o trabalho da FAO: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida. Uma quinta categoria também foi adicionada para as experiências vinculadas a ações que têm o objetivo de desenvolver o apoio institucional. As equipes e parceiros da FAO nos países da América Latina e Caribe foram chamados para apresentar experiências nestas cinco áreas, buscando a diversidade temática e geográfica. 

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte