O Governo Federal está prestes a lançar um novo programa destinado à renovação da frota de caminhões, conforme noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Com o objetivo de retirar de circulação veículos com mais de 20 anos, o programa visa modernizar o setor de transporte rodoviário de cargas no país. Em 2023, o governo havia destinado uma verba de R$ 700 milhões para esse fim, porém apenas R$ 130 milhões foram efetivamente utilizados.

Caminhoneiros independentes criticaram o programa anterior, alegando que ele não oferecia condições de crédito acessíveis para a aquisição de novos caminhões. De acordo com dados da Associação Brasileira das Montadoras, aproximadamente 500 mil caminhões em circulação têm mais de 25 anos de uso, destacando a urgência de medidas para modernizar a frota e aumentar a segurança nas estradas.

Renovação da Frota de Caminhões: Oportunidades de Investimento no Horizonte

Segundo especialistas como Victor Mizusaki, do Bradesco BBI, e Renato Chanes, da Ágora Investimentos, essa notícia traz perspectivas positivas para empresas do setor de produção de veículos pesados. Empresas como Randon (RAPT4), VAMOS (VAMO3), Tupy (TUPY3) e Mahle Metal Leve (LEVE3) podem se beneficiar significativamente com um potencial aumento na produção de caminhões. Essas empresas estão bem posicionadas para aproveitar a demanda gerada pelo programa de renovação da frota, refletindo-se em possíveis ganhos para os investidores.

Dessa forma, as empresas podem representar uma oportunidade de aproveitar os efeitos positivos do novo programa governamental. Com uma possível injeção de recursos e incentivos para a compra de novos caminhões, com a chance de experimentar um crescimento substancial em suas operações e valor de mercado.

Portanto, ao considerar incluir alguma dessas empresas na carteira de investimento torna-se importante o monitoramento e evolução do programa. Abordagem que pode capitalizar sobre as mudanças no setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil, visando retornos atrativos no longo prazo.

Quer saber quais as recomendações para investir? Veja as análises, preços alvos e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!