A produção de veículos no Brasil em fevereiro de 2020 somou 204,2 mil unidades, volume 20,8% menor que em igual mês de 2019, segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Comparado a janeiro/20, houve um crescimento de 6,5% no total produzido em fevereiro.

A produção foi afetada pelo menor número de dias úteis neste ano, dado que em 2019 o carnaval ocorreu em março.

O ritmo de produção da indústria automobilística é um importante indicador antecedente para o faturamento dos fabricantes de veículos e autopeças (Marcopolo, Randon e Tupy), assim como para as siderúrgicas (Usiminas, CSN e Gerdau).

Na apresentação destes números, o presidente da Anfavea fez uma declaração preocupante de que algumas fabricas podem paralisar suas produções no fim deste mês, por falta de componentes provenientes da China. Isso pode prejudicar muito as vendas das empresas abertas ligadas ao setor.

Os licenciamentos (vendas) de veículos novos nacionais em fevereiro foram de 179,9 mil unidades, 1,8% maior que no mesmo mês de 2019. No acumulado do bimestre, o volume de vendas mostra uma redução de 0,4%, em função dos dados negativos de janeiro (-2,7%).

As exportações em fevereiro foram melhores que nos meses passados. O volume de autoveículos exportados em fevereiro atingiu 37,7 mil unidades, 7,0% menos que em fev/19, mas 83,4% acima do número verificado em jan/20. Nos caminhões, a exportação foi de 897 unidades, 11,3% mais que em fev/2019 e 0,4% acima do mês anterior. A quantidade de máquinas agrícolas e rodoviárias em fevereiro (822) ficou 1,2% abaixo de 2019, mas 51,4% maior que em janeiro/20.

Confira os principais destaques das empresas

A principal referência do mercado financeiro.

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

A estratégia que poucos conhecem

Descubra o atalho para ganhos surpreendentes no mercado financeiro.