📈 CENÁRIO ECONÔMICO & MERCADOS
As tensões estão grandes entre os poderes, em especial com o cenário político deteriorado, pautas estacionadas no congresso, principalmente no senado, falta de diálogo entre os poderes e no fim, inflação.
Com toda a série de problemas políticos locais, os quais catalisam o movimento internacional de realização de lucros e correções dos ativos; a intensa volatilidade impera no mercado brasileiro, afetando o valor do Real.
Como citamos por muito tempo, pior do que a valorização ou desvalorização cambial para a inflação é a volatilidade; pois ela implica em constante incertezas na formação de preços que por fim, se traduzem em preços firmados em alta.
O IPCA de hoje deve trazer alívio em alguns pontos importantes; especialmente conectados às pressões mais presentes nas medidas anteriores como o IPCA-15, com um porém importante.
Parte destes alívios vem de uma questão estatística e temporal, pois o período de coleta do índice oficial fechado capturou somente marginalmente as pressões de energia elétrica e combustíveis que o 15 capturou de modo completo.
Neste período, observamos novas bandeiras tarifárias de energia elétrica, novos aumentos de combustíveis e parte em alimentos que serão novamente capturados no índice intermediário (IPCA-15) e somente se compensa com o alivio em alguns itens do atacado, como já foi observado ontem no IGP-DI.
Portanto, o cenário de instabilidade cambial continua a pesar nas medidas de preços, em especial transportes, o alívio do atacado pode levar alguma descompressão ao varejo nas medidas entre setembro e outubro, porém nada que vá alterar a perda das metas de inflação ou o ritmo de alta nos juros.
Atenção hoje à decisão do BCE, após a maior alta inflacionária em 10 anos dos índices ao varejo; numa pressão global de preços que também atinge ao Brasil.
📊 ABERTURA DE MERCADOS
A abertura na Europa é negativa e os futuros NY abrem em baixa, com cautela geral nos mercados e pela decisão do BCE.
Em Ásia-Pacífico, mercados negativos, especialmente as empresas chinesas de jogos e educação, afetadas pelas restrições do governo.
O dólar opera em queda contra a maioria das divisas centrais, enquanto os Treasuries operam negativos em todos os vencimentos.
Entre as commodities metálicas, altas, exceção ao minério de ferro.
O petróleo abre em alta em Londres e Nova York, com menores estoques americanos.
O índice VIX de volatilidade abre em alta de 5,62%.