Ontem, a PRIO registrou forte resultado, impulsionado pelo preço do petróleo, dólar e maior volume de produção. Entenda os detalhes no Relatório Especial de hoje.
A PRIO é uma petroleira operadora de campos maduros, que vem crescendo suas operações com aquisição de novos campos, como o maior deles, o Albacora Leste.
A empresa, que encerrou 2021 com a produção de 33 mil barris por dia, vem conseguindo crescer de forma consistente tanto pela melhor operação dos campos maduros que já detém, quanto pela aquisição de novos campos.
No terceiro trimestre de 2022, ela atingiu seu recorde de produção com 45,8 mil barris por dia e também reduziu o lifting cost (custo de extração por barril) para 9,5 dólares por barril.
Por conta dessa maior produção, a receita da companhia foi de 378 milhões de dólares, crescimento de 110% na comparação com o terceiro trimestre de 2021. Com isso, a empresa obteve uma geração de caixa operacional de 294 milhões de dólares.
O resultado financeiro melhorou de -50 milhões de dólares para – 5 milhões de dólares e, diante desse fator, a empresa obteve um lucro de 154,9 milhões de dólares, aumento de 734%.
Além disso, a companhia divulga um plano de expansão, com a aquisição do campo de Albacora Leste e a evolução dos demais campos (Manati, Polvo, Tubarão Martelo, Frade). Segundo divulgação da empresa, seu plano de expansão é entregar uma produção entre 140 a 150 mil barris de petróleo por dia.
Fonte: Inv e RI da PRIO
Com isso, as receitas da PRIO podem crescer cerca de 300%, claro, caso o plano divulgado seja efetivamente entregue.
Por conta de todos os problemas que tivemos no mundo, as teses de petróleo estão sendo umas das melhores opções de investimentos em 2022. Na série Ações Alpha, acompanhamos o setor no detalhe e tivemos retorno em posições acima de 80%. Para conhecer a estratégia, clique aqui.
João Abdouni, analista CNPI na Inv Publicações.