Confira os principais indicadores econômicos para usar na hora de investir em renda fixa e ações. Basicamente, eles servem como balizadores das principais questões micro e macroeconômicas contribuindo para decidir melhor dentre as opções existentes para investir.
Principais indicadores para investir
Índice de preços ao consumidor (IPCA) – É o principal indicador de inflação, pois coleta o que foi consumido entre diversos setores – de forma ampla – entre as famílias que possuem renda de 1 a 40 salários mínimos.
Índice Geral de preços no mercado (IGP-M) – Leva em consideração o índice de preços no atacado (IPA), índice de preços ao consumidor (IPCA) e o índice nacional de custo de construção (INCC). Basicamente, este é o indicador referência para os ajustes no mercado imobiliário (ex: aluguéis).
Taxa Selic – É a taxa básica de juros da economia. Movimentações nesta taxa interfere diretamente na economia de um país. Por exemplo, uma eventual elevação provoca o aumento nas taxas de financiamentos, cartões de crédito, empréstimos; assim como, pode aumentar os rendimentos da renda fixa – como no Tesouro Direto.
Taxa DI – Se trata da média das taxas dos juros cobrados nos empréstimos de curtíssimo prazo entre instituições financeiras (geralmente acompanhando a Taxa Selic). Portanto é um taxa muito utilizada como referência para o rendimento de títulos pré e pós fixados.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Taxa de Desemprego – O nível de ocupação do país interfere diretamente na evolução da atividade econômica. Uma elevação desta taxa gera perda do poder de consumo, assim as empresas diminuem expectativas e, consequentemente, seus investimentos.
Balança Comercial – É o indicador informa a diferença entre importações e exportações no pais. Ou seja, é interessante para o país quando temos mais exportação do que importação – superavit -.
Taxa de Câmbio – indica o preço de uma moeda estrangeira em moeda nacional. O movimento do câmbio é influenciado diretamente pela decisões dos Bancos Centrais ao redor do mundo e indiretamente pelas políticas fiscais e comerciais dos países.
Ibovespa (IBOV) – É um indicador utilizado pelo mercado de ações que mensura o desempenho médio das ações negociadas na Bolsa de Valores.