Nas bolsas de valores do mundo são negociados títulos e valores mobiliários. Como exemplo, estão as ações, que trata-se da menor parcela do capital de uma empresa.
Atualmente, a B3 é a única bolsa de valores em operação no Brasil, sendo de grande importância para a representatividade econômica mundial do país, porém ainda longe de figurar entra as principais do mundo. Resumidamente, a empresa originou-se a partir da fusão entre a BM&FBovespa e a CETIP, sendo uma companhia de infraestrutura de mercado financeiro – responsável pela provisão de sistemas para a negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e commodities.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Bolsa de Valores do Mundo
Na lista de bolsas mais importantes do mundo, podemos citar a New York Stcok Exchange (NYSE), situada na ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, que é a maior do mundo. Seguida pela National Association of Securities Dealers Automated Quotations (NASDAQ), também em Nova York, onde são negociadas as ações de empresas de alta tecnologia.
Na sequência da lista, podemos destacar as bolsas de valores de Tóquio no Japão, a TSE (Tokyo Stock Exchange), sendo a maior bolsa de valores da Ásia. Seguida pela bolsa de valores de Londres, na Inglaterra, a London Stock Exchange, também conhecida como LSE, é a principal bolsa de valores do mercado europeu e, também, a quarta maior do mundo.
Por fim, há também a Euronext, situada em Amsterdã, capital da Holanda; a DAX-30 de Frankfurt, na Alemanha, as de Hong Kong e Xangai na China, entre outras.
Em termos de ranking, a B3 (bolsa de valores do Brasil), situa-se próximo da décima posição, pois geralmente a classificação é baseada no valor de mercado das empresas, cotadas em dólar, que tenham papéis negociados nas bolsas.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.