O primeiro dia do inverno é com o mesmo calor atípico e a secura que vem sendo observados por quase todo Brasil desde o fim de maio. O grande sistema de alta pressão atmosférica que continua sobre o interior do país deixa o ar muito seco e impede que chova na maior parte do Brasil. O ar úmido e a chuva ficam restritos a áreas do Sul, do extremo norte do Brasil e perto do litoral do Nordeste.
No Paraná, a sexta-feira será com bastante sol e temperaturas altas. Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer no leste do estado, incluindo a grande Curitiba.
A região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, também terá uma sexta-feira com predomínio de sol e possibilidade de nevoeiro ao amanhecer. As demais áreas catarinenses passam o dia com pancadas de chuva, mas o sol aparece de vez em quando. A chuva deve ser fraca a moderada e não há expectativa de transtornos para a população catarinense.
Mas no Rio Grande do Sul, o tempo segue instável nesta sexta-feira, com predomínio de céu nublado e mais chuva. Há risco de chuva forte em todas as regiões gaúchas. Na região das Missões, no centro-sul e Campanha Gaúcha, há risco de temporais.
O tempo permanece quente e seco na região Sudeste do Brasil, com o sol aparecendo forte desde cedo em todos os estados. Níveis de umidade no ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. Só há possibilidade de alguma chuva, e de fraca intensidade, no extremo norte do Espírito Santo.
A falta de nuvens durante a noite faz com que o ar esfrie rapidamente e por isso o amanhecer é frio em muitas áreas da Sudeste. No interior de São Paulo, em Minas Gerais e nas áreas mais altas da região serrana do Rio De Janeiro, as temperaturas no comecinho da manhã ficam em torno e até abaixo dos 10°C. Mesmo assim faz calor durante a tarde e as temperaturas ficam bastante acima do normal para esta época do ano.
A falta de chuva e o ar parado deixam o ar mais poluído no Sudeste, tanto nas cidades como nas áreas rurais.
Permanece a situação de ar muito seco em toda a região centro-oeste do Brasil nesta sexta-feira. Níveis de umidade do ar um pouco abaixo de 20% devem ser registrados especialmente em Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Mato Grosso e de Goiás.
As capitais Cuiabá, Campo Grande e Goiânia estarão entre as mais secas do país nesta sexta-feira. Não há previsão de chuva para nenhuma região do Centro-Oeste do país. O dia de amanhece com temperaturas amenas, mais a tarde é quente e com temperaturas muito acima do normal para esta época.
O sol forte e o ar seco predominam nesta sexta-feira sobre o Tocantins em quase todo o Pará, em Rondônia, no leste do Acre e também no Sudeste e leste do Amazonas. O nível de umidade no ar nessas regiões pode ficar um pouco abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Até mais áreas da Região Norte do Brasil tem períodos com sol nesta sexta-feira, mas também pancadas de chuva com raios. Essas pancadas de chuva poderão ser fortes e a qualquer hora do dia em Roraima, no Amapá, no litoral e norte e extremo norte do Pará e também no centro-norte e oeste do Amazonas e no centro-oeste do Acre. A sexta-feira é com alerta para temporais em Roraima e no extremo norte do Amapá.
As condições da região Nordeste do Brasil não se alteram muito em relação aos últimos dias. Quase todo o interior nordestino tem uma sexta-feira com sol forte e baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia. As regiões mais secas são o oeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí.
Toda a faixa Litorânea permanece com condições para pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora mas intercaladas com períodos com sol.
Há risco de chuva moderada a forte com raios no litoral do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. A chuva pode ser moderada no litoral entre o Rio Grande do Norte e do Piauí e do Sul da Bahia até Sergipe.
Chuvas fracas a moderadas podem ocorrer na Chapada Diamantina, no interior de Sergipe e de Alagoas, nas áreas de Agreste da Paraíba e de Pernambuco.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/previsao-do-tempo/primeiro-dia-de-inverno-marcado-por-clima-quente-e-seco

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte