O inverno começou oficialmente às 17h51 de quinta-feira passada. O predomínio nessa época do ano é de raios solares com menor incidência e clima mais seco. O inverno vai se prolongar até o dia 22, quando começa a Primavera. Até lá, a estação requer atenção ampliada dos produtores, com o objetivo de mitigar os reflexos nas culturas.
O assessor técnico do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Dorly Pavei, comenta que as temperaturas baixas vão estar presentes em várias cidades do estado, inclusive com riscos de geada, comprometendo o desenvolvimento de algumas culturas, com efeitos prejudiciais. “O maior risco é para as folhosas, consideradas mais sensíveis ao frio intenso. As geadas podem queimas a folhas e afetar a qualidade do produto”.
Em contrapartida, um clima mais ameno pode ser benéfico para as folhosas. O sistema de irrigação por aspersão é um dos principais aliados do produtor no inverno. “Por ser um período seco, é preciso suprir a quantidade de água nas plantas”. O sistema de irrigação por aspersão previne contra as geadas, porém, não impede de a planta sofrer.
O inverno mais rigoroso pode refletir inclusive no bolso do consumidor, na hora de levar para casa as folhosas.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/frutas-e-verduras/previsao-de-inverno-rigoroso-no-mato-grosso-do-sul-preocupa-os-produtores

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte