A Previdência Privada é um investimento de longo prazo, feito com o objetivo de acumular patrimônio para a aposentadoria ou outro objetivo de longo prazo como o futuro dos filhos. Portanto, é uma forma de diversificar os seus investimentos e garantir uma boa reserva financeira para garantir as conquistas do futuro.
Contudo, é uma forma de investir que exige a disciplina de aportar todos os meses. Sendo assim, com o tempo os Juros Compostos ajudam a fazer o trabalho da multiplicação. Dessa forma, é necessário ter em mente os benefícios futuros que a criação desse reserva irá trazer para manter a constância e não desistir no meio do caminho.
Pensando em facilitar um pouco a sua vida, trouxe alguns detalhes importantes que devem ser observados no momento da contratação de um plano de Previdência Privada.
A duas fases da Previdência:
A primeira é a fase de acumulação, onde é feito um aporte inicial e depois você passa a depositar mensalmente um determinado valor. Ela vai durar o tempo que for necessário até você atingir a sua meta. Todavia, pode ser chamada de fase da semeadura onde você irá plantar para colher no futuro.
A segunda a tão esperada é a etapa de renda ou fase da colheita. Nela você pode sacar o todo o valor, ou optar por receber parcelas mensais por um tempo determinado, ou parcelas mensais vitalícias.
Tipos de Previdência
Previdência aberta: também chamada de EAPC (Entidades Abertas de Previdência Complementar), é oferecida em bancos e corretoras para qualquer tipo de pessoa.
Previdência fechada: chamada de EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar), é exclusiva para trabalhadores de uma determinada empresa.
PGBL e VGBL
Ao decidir sobre a contratação de um plano previdência privada você vai se deparar com duas opções: PGBL e VGBL.
Para que a decisão seja compatível com suas expectativas e objetivos é necessário conhecer as diferenças entre elas.
O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é ideal para quem declara imposto de renda no modelo completo. Permitindo deduzir suas contribuições em até 12% da renda bruta anual no período de acumulação.
Já o VGBL ( Vida Gerador de Benefício Livre) é um plano perfeito para quem declara seu imposto de renda pelo modelo simplificado ou já tem um plano PGBL. Enquanto você estiver realizando depósitos, os recursos aplicados estão isentos de tributação sobre os rendimentos.