O presidente da Associação Parananense de Planejamento Agropecuário (APEPA), Daniel Galafassi, esteve no lançamento do Plano Safra 2023/24, que aconteceu em Brasília, no dia 28 de junho. Para Daniel, o que foi apresentado foi mais discurso, um ato político, do que realmente um plano para dar suporte econômico ao agronegócio.

Daniel Galafasssi, presidente da Associação Parananense de Planejamento Agropecuário

Mas a maior preocupação de Galafassi é se realmente os recursos que foram apresentados vão realmente chegar até o produtor rural. “Realmente, aumentou o volume de recursos, mas temos dúvidas se realmente isso tudo vai sair do papel”, afirma.

De acordo com ele, o Plano Safra 23/24 ficou devendo muito em alguns setores, como o seguro agrícola, que ficou, na sua avaliação, totalmente sem recursos. “Ficou excelente para a agricultura familiar. Outro ponto que foi beneficiado com mais recursos foi a área de armazenagem, porém, ainda com juros muito altos, que desanimam o produtor rural”, salienta.

Outro ponto positivo que Galafassi destaca é a redução de juros de investimentos na área ambiental e de sustentabilidade, o antigo plano ABC.

O aumento de recursos, na faixa de 30% maior do que do Plano Safra anterior é bom, apesar de não ser o ideal ainda. Porém, saliento, resta saber se vai ser disponibilizado realmente, se os juros vão ser equalizados”, destaca o presidente da Apepa, lembrando que no discurso é tudo muito fácil, mas na prática “as coisas são bem diferentes

Daniel Galafassi, presidente da Associação Parananense de Planejamento Agropecuário

Governo Federal anuncia Plano Safra 23/24 com recursos na ordem de R$ 364,22 bilhões

SOBRE A APEPA

Associação Parananense de Planejamento Agropecuário (APEPA) foi fundada em 1976, na cidade de Londrina, região Norte do Estado. Com sede em Curitiba, é composta por um grupo de representantes de empresas de planejamento agropecuário. Tem como objetivo a defesa dos interesses dos associados junto a entidades públicas ou privadas.

A APEPA colabora ainda com as entidade públicas na programação e execução da política agrária, sob os aspectos científicos, tecnológicos, de planejamento de crédito e de assistência técnica; auxilia na prestação de serviços de assessoria, assistência técnica e representação dos associados, sob aspecto civis, jurídicos, econômicos, financeiros, tecnológicos; e ainda promove estudos, pesquisas, reuniões com objetivo de orientação ou melhoria do nível dos serviços das associadas.

O conteúdo Presidente da APEPA afirma que desafio do Plano Safra 23/24 é ser colocado em prática aparece primeiro em Portal Rural News.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias