Após aumento da mancha de inundação da barragem de Laranjeiras, pertencente à mina de Brucutu, da Vale, ter aumentado, a Prefeitura de Barão de Cocais (MG), localizado a 100 quilômetros de Belo Horizonte, iniciou uma operação de remoção das famílias que vivem nas proximidades.
O número de famílias atingidas não foi divulgado. Após estudos conduzidos pelo Ministério Público de Minas Gerais, a Vale e o governo do Estado; concluíram que o aumento da mancha poderia levar a um rompimento da barragem e assim atingir mais pessoas.
Em novembro de 2020, 34 pessoas haviam sido removidas de suas casas.
Em nota, a Vale informou que não há alterações nas condições de segurança da estrutura, que permanece em nível 2 de emergência (o índice vai até 3) e que monitora a barragem 24 horas por dia.
Segundo a Vale, a barragem Norte/Laranjeiras já não recebe rejeitos e conta com ações de melhoria de segurança. Impacto: Marginalmente Negativo. O aumento da mancha próxima da barragem Laranjeiras poderia levar a um rompimento da barragem e ainda uma possível repetição da tragédia de Brumadinho. No entanto, dessa vez foram tomadas medidas preventivas por parte da prefeitura da região e da Vale, que afirmou que a barragem conta com ações de melhoria de segurança. O caso, por mais que implique em um possível desastre; mostra que a Vale tem aumentado seu grau de atenção com relação à segurança de suas barragens.