Os preços dos etanóis no mercado spot de São Paulo têm registrado aumentos consecutivos nas últimas quatro semanas. De acordo com pesquisadores do Cepea, essa tendência é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a forte demanda pelo biocombustível, que se mantém competitivo em relação à gasolina C. Além disso, os produtores de usinas estão mantendo firmeza nos preços solicitados em novos contratos.
Outro elemento que sustenta as cotações dos etanóis é o elevado preço do açúcar no mercado internacional, combinado com a valorização do dólar. Esse cenário incentiva as usinas a direcionarem uma maior parte da cana-de-açúcar para a produção de açúcar, em detrimento do etanol. Entre os dias 1º e 5 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado fechou em R$ 2,5337 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), representando um aumento de 2,72% em relação à semana anterior. O etanol anidro registrou um aumento de 6,32%, com o Indicador alcançando R$ 2,9077 por litro (líquido de PIS/Cofins).
Apesar das recentes altas, os preços atuais ainda estão abaixo dos níveis observados em anos anteriores. Os Indicadores CEPEA/ESALQ mensais de junho de 2024 para o etanol hidratado e anidro (considerando tanto o mercado spot quanto os contratos) foram os mais baixos dos últimos três anos para o período, em termos reais, ajustados pelo IGP-M de junho.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/etanol/preco-do-etanol-com-aumentos-consecutivos-nas-ultimas-semanas