Depois de três meses consecutivos de queda, o preço do algodão em pluma apresentou uma recuperação em junho. De acordo com pesquisadores do Cepea, essa alta foi impulsionada pela firmeza dos vendedores e por uma demanda aumentada, mesmo que esporádica. No acumulado do mês, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, teve um aumento de 1,72%, encerrando em R$ 3,9697/lp no dia 28.

A média mensal foi de R$ 3,9317/lp em junho, representando um aumento de 1,94% em relação a maio/24, embora ainda 3,29% abaixo da média de junho/23, em termos reais (ajustados pelo IGP-DI de maio/24).

Pesquisadores do Cepea observam que a oferta de pluma no mercado spot permanece limitada devido ao término da temporada 2022/23 e à chegada gradual da nova safra 2023/24. No lado da demanda, alguns compradores estão buscando novos lotes e até oferecendo preços mais altos para atrair vendedores. Outras indústrias já estão abastecidas ou tentam adquirir a preços mais baixos, segundo os pesquisadores do Cepea. Por outro lado, os comerciantes estão realizando negócios “casados” e/ou comprando pluma para cumprir contratos previamente firmados.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/algodao/preco-do-algodao-em-pluma-apresenta-recuperacao

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte