Os empréstimos mais comuns que podem ser solicitados tanto por pessoa física quanto jurídica.
Sua vida pessoal estava equilibrada ou seu negócio estava indo bem. Conseguia pagar suas contas, seus compromissos com tranquilidade. Aí veio a pandemia e tudo que, parecia estar fluindo, estagnou. Os clientes deixaram de comprar, por conta da restrição nas saídas e de convívio pessoal. E, agora surgiram as preocupações.
Será que é hora de pleitear um empréstimo? Qual banco será que tem a menor taxa de juros? É, com certeza, uma das principais preocupações de quem busca crédito no mercado. Isso porque as tarifas praticadas por diferentes instituições financeiras podem fazer com que o valor final do empréstimo varie de maneira significativa.
Fazendo comparações. Porém, de forma geral, nem sempre um banco possui as menores taxas para todas as operações. Cada negociação está sujeita a diferentes políticas de crédito e as tarifas variam por diversos motivos. As modalidades de crédito são diferentes e, cada uma delas atende às necessidades e objetivos de cada cliente.
As instituições e seus planos de empréstimos para seu negócio
Para se ter ideia, o valor médio das principais taxas de juros, segundo dados divulgados esse ano, 2020, pelo Banco Central, o cheque especial tem taxa anual de 318%; rotativo do cartão, 300%; crédito pessoal, 119%; Consignado 22,5%, dentre outros.
Como escolher o banco e negociar um empréstimo
Sabemos que cada instituição apresenta taxas próprias e regras específicas para conceder empréstimo, mas algumas com mais vantagens que outras. Existem bancos tradicionais do país, responsáveis por mais de 80% das operações financeiras. São eles: o Nubank, um dos bancos digitais precursores na oferta de crédito no Brasil; a Creditas, plataforma online de empréstimo, Banco do Brasil, Caixa Federal e Banco Itaú.
Empréstimos para seu negócio sem vínculo bancário
Porém, caso não o cliente não queira vínculo bancário, existem outras empresas que conferem empréstimos. Lojas possibilitam a obtenção de variados tipos de empréstimos, como o consignado, os que requerem garantia do cliente, antecipação de recebimentos, entre outros. O importante será sempre ver qual é a melhor taxa de juros dentre as oferecidas no mercado. Na maioria, conferem direito a cartão de crédito, empréstimos e vantagens.Porém, para se decidir qual plano é o mais adequado verifique as taxas cobradas e os juros.
Propostas de empréstimos com garantia de imóvel
Com a pandemia, houve um aumento de 113% na procura por propostas de crédito no segundo trimestre de 2020 em comparação com os primeiros três meses do ano. A maior fonte de empréstimos foram os bancos e outras instituições financeiras, representando 75,7% dessa procura.No caso do empréstimo com garantia de imóvel o dono transfere a propriedade para a instituição credora até o fim do contrato. Isso caracteriza a alienação fiduciária. Portanto, a instituição tem a posse indireta do bem e o proprietário continua com a posse direta, ou seja, usufruindo do imóvel.