A extração de material virgem em até 30% pode ser alcançada através da implementação efetiva da Economia Circular. Vide a seguir sugestões de soluções de economia circular em 4 setores chave sendo eles: Sistemas de Alimentação, Mobilidade e Meios de transporte, Construção Civil e Imobiliário, Manufatura e Varejo. 

Sistemas de Alimentação

Deve-se pensar na agricultura regenerativa e capacitação dos agricultores para o aumento da biodiversidade, fortalecimento da resiliência das culturas e redução do uso de fertilizantes químicos. Outro ponto importante é a redução de resíduos em toda a cadeia de suprimentos, da produção até o consumidor, considerando as entradas de material, o empacotamento, padrões de consumo, e outros aspectos. A educação do cidadão para o equilíbrio das necessidades nutricionais frente a disponibilidade local e o impacto ambiental é fundamental.

Mobilidade e Meios de Transporte

É importante buscar a minimização do tempo ocioso dos meios de transporte, através por exemplo do uso compartilhado. É necessário o investimento em infraestrutura de transporte público viabilizando opções mais sustentáveis. Pode-se também buscar a otimização da entrega, colaboração entre os atores do ecossistema, a inovação de serviços e produtos, e outras opções. 

Construção Civil e Imobiliário

Pode-se buscar o aumento da autossuficiência das comunidades urbanas para encurtar as cadeias de suprimentos, os custos e as emissões. Deve-se pensar no aumento do ciclo de vida útil e da agilidade dos edifícios, como a modularidade para facilitar o reparo e a garantia de maior adaptabilidade às mudanças climáticas. É útil também a reutilização de materiais de demolição e bens duráveis, através do uso compartilhado. 

Manufatura e Varejo

O modelo de distribuição dos centros de produção para as cadeias de suprimentos deve ser mais curto e com emissões reduzidas. A inovação nos negócios é necessária buscando o aumento da extensão da vida útil dos produtos e o desenvolvimento de novos produtos e novos materiais. É importante a minimização do tempo ocioso do produto através do uso compartilhado. Pode-se desenvolver projetos para o fim do ciclo de vida útil dos produtos e reciclagem para a recuperação de recursos. A promoção do aumento do ciclo de vida útil do produto deve ser estimulada através da educação sobre cuidados e reparos.