No último 31 de outubro foi comemorado o dia mundial da poupança. Essa data foi celebrada pela primeira vez na Itália em 1925, por uma iniciativa do Instituto Mundial dos Bancos de Poupança. No Brasil a data passou a ser comemorada a partir de 1933 e foi criada para ressaltar a importância de poupar dinheiro.
Uma pesquisa nacional encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que o consumidor brasileiro não tem o hábito de poupar dinheiro e, quando poupa, é para consumir ainda mais e não para formar um fundo de reserva.
Infelizmente no Brasil, cerca de 90% das pessoas com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria, segundo o Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, da seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países.
Então, o que fazer para estimular esse hábito tão necessário?
Em primeiro lugar desconstrua a crença de que só consegue poupar quem tem muito dinheiro. Isso é mentira! Poupar é uma decisão que você precisa tomar na sua vida, começar e não parar mais. Essa tomada de consciência é um passo muito importante na mudança de comportamento mental em relação ao uso do dinheiro. E extremamente importante no ato de economizar. Comece cortando supérfluos, diminuindo os gastos e evitando ao máximo o desperdício.
O momento atual é de priorizar o que realmente é essencial e indispensável. Por isso, faça um levantamento de todos os seus gastos e veja o que pode ser cortado ou reduzido, para que você consiga poupar e aí sim tenha condições de investir.
E quando pensamos em investir o que logo vem à nossa mente? A resposta é Poupança.
Essa poupança tão conhecida e querida dos brasileiros já não é tão bem vista como antes. Como a taxa Selic hoje está em 2% ao ano, a rentabilidade da nova poupança (investimentos feitos a partir de 4 maio de 2012) é de 70% da taxa Selic rendendo assim 1,4% ao ano, que equivale a 0,11% ao mês. Acontecendo do ganho real está perdendo para a inflação.
Poupar e Poupança são sim coisas diferentes. O hábito de Poupar precisa está presente na sua vida, porém a Poupança é uma opção que você precisa analisar com cautela.
Até Breve!