O consenso da cobertura dos Fundos do Clube Acionista aponta que os ETFs estão com potencial para o futuro. Podem ser ótimas soluções para quem busca aproveitar os movimentos do mercado com pouco dinheiro. Além disso, contando com o potencial de valorização, diversificação e a possibilidade de seguir uma tendência positiva do mercado.

A onda otimista, no geral, é proveniente de alguns dados macroeconômicos e expectativas com relação ao comportamento sobre a política monetária. No mundo, o amplo pacote de estímulos da economia chinesa gera expectativa, bem como alguns dados econômicos que seja suficiente para justificar a pausa na alta dos juros nos Estados Unidos. Já no Brasil, é unânime a opinião de que o Copom iniciará o corte da Selic na quarta-feira.

Movimento que pode contribuir para a valorização das cotas dos títulos de renda fixa pré-fixados e híbridos. Bem como, na Bolsa de Valores (renda variável) como um todo. Conforme os especialistas, além de ações, fundos e fundos de índices (os ETFs) oferecem a solução ideal para quem deseja diversificar com pouco dinheiro. Isso inclui categorias de renda fixa e renda variável dos mais variados riscos e potencial de retorno.

ETFs com potencial

Atualmente, diante do atual cenário, as principais recomendações estão no entorno dos ETFs que seguem o desempenho do Ibovespa, dividendos, Small Caps e IMA-B (que segue os títulos do tesouros direto ligados ao IPCA). Conforme o consenso, a Bolsa de Valores ainda está barata e os títulos híbridos do Tesouro Direto ainda estão com boas taxas para aproveitar.

Além disso, é bom ficar atento aos resultados trimestrais das empresas. Dependendo do movimento e do resultado, você pode aproveitar a oportunidade para entrar/aumentar a participação nas empresas ou fundos que estão no segmento, visto que possuem perspectivas positivas para os próximos trimestres.

Dessa forma, considerando que você não deve se posicionar em apenas um ativo, fundos e ETFs surgem como solução para quem busca diversificar com pouco dinheiro. Seja no mercado local ou internacional, entre setores ou segmentos, ou até entre categorias (renda fixa ou variável) o mercado de fundos pode atender diversas prioridades e contribuir para qualificar a sua carteira.

“A gente está com uma visão positiva para a Bolsa brasileira, mas sempre tem riscos. Em momentos como o atual, de expectativa de queda da Selic, tem uma boa perspectiva para a Bolsa, principalmente porque ela ainda está barata”, afirma Rachel de Sá, chefe de Economia da Rico para o canal UOL.

Gostou da cobertura? Veja as principais recomendações conforme o consenso por aqui. E para outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.