Publicidade

Potencial de Compra: ações de turismo no radar dos analistas

Tempo de leitura: ‍

Imagem: Freepik

Com turismo em tendência de alta, ações das empresas da Bolsa de Valores apresentam desempenho positivo e analistas voltam a comentar sobre as oportunidades no setor. Conforme o noticiário, o aumento expressivo no número de turistas internacionais no Brasil, atingiu 410 mil visitantes em outubro, sinalizando uma recuperação significativa do setor, aproximando-se dos níveis pré pandemia.

No entanto, essas aparentes oportunidades trazem consigo olhar cauteloso para os riscos de sazonalidade. Assim, sendo crucial que os investidores considerem esses fatores ao planejarem suas estratégias.

Para quem busca investir nas empresas ligadas aos fluxos de viagens, podemos citar a CVC (CVCB3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL3) e Marcopolo (POMO4) de forma mais direta. Bem como, naquelas companhias impactadas com o aumento ou diminuição do consumo em e momentos de lazer, como a IMC Company (MEAL3), Ambev (ABEV3), Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3).

O otimismo expresso pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reflete a confiança na retomada do turismo brasileiro. A previsão de encerrar o próximo ano de 6 milhões de visitantes é animadora, e os mais de R$ 24,6 bilhões injetados na economia até setembro evidenciam o impacto positivo desse influxo turístico.

ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.

Estratégia com ações de turismo

Como sempre, é vital destacar os riscos indiretos a empresas ligadas ao setor turístico. Flutuações nas condições globais de saúde e instabilidades econômicas podem impactar os níveis de demanda do turismo. Além disso, devemos observar a estratégia adotada pela empresa para aproveitar o período, no qual muitas delas enfrentam o desafio da alta alavancagem e necessidade de redução de custos. Como por exemplo, a CVC (CVCB3) que ainda está em processo de retomada por melhores resultados trimestrais. Assim, os investidores devem permanecer vigilantes a esses fatores, ajustando suas carteiras conforme necessário.

A concentração significativa de visitantes argentinos merece atenção especial. Conforme a notícia, a inserção dos Estados Unidos como um dos principais visitantes é promissora, mas a dependência excessiva desse mercado também implica riscos. Portanto, questões geopolíticas, mudanças nas políticas de viagem e crises econômicas podem afetar diretamente o fluxo turístico. Dessa forma, é imperativo que os investidores ponderem a diversificação de seus portfólios para mitigar riscos concentrados.

A Embratur destaca a injeção expressiva de recursos na economia brasileira pelos turistas internacionais. Dessa forma, é imperativo que os investidores ponderem a diversificação de seus portfólios para mitigar riscos concentrados. Avaliando a sensibilidade desse setor aos fatores externos, junto com o monitoramento constante de indicadores econômicos.

Diante desse cenário, o Clube Acionista surge como uma ferramenta valiosa para os investidores. A plataforma oferece insights e recomendações com base no consenso de mercado. Faça o cadastro gratuito e fique à frente das tendências do mercado de investimentos.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Alerta de ganhos: Gerdau (GGBR4) anuncia dividendos

Conforme a agenda de proventos do Clube Acionista, a Gerdau (GGBR4) vai entrar em data Ex e pagar proventos em março. Momento oportuno para você, investidor, também receber dinheiro em sua conta! Empresa Provento Data EX Data Pag Valor por ação Gerdau Dividendos 04/03/2024 13/03/2024 R$ 0,10 A Data “EX”

Ranking Bear Market: Empresas com desvalorização acima de 50%

O Bear Market é um ranking gratuito para identificar 10 empresas com desvalorização acima de 50% no momento. Considerando o valor máximo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Dessa forma, você já deve ter escutado o termo Bear Market, se ainda não, com

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.