Após adquirir a Algar Tech, a Positivo (POSI3) busca se transformar em um provedor completo de soluções tecnológicas integradas. Assim, oferecendo serviços como computação em nuvem, segurança cibernética e gerenciamento de dados, além de seus tradicionais produtos de hardware e software. Conforme os analistas do banco Safra, trata-se de uma jogada estratégica de expansão dos serviços da empresa, otimizar operações e aumentar a participação de mercado, posicionando-a como líder em soluções tecnológicas de ponta a ponta.

A Positivo (POSI3) vai conseguir integrar e capitalizar a Algar Tech?

Com a aquisição da Algar Tech tornou-se possível oferecer uma gama completa de soluções tecnológicas, desde produtos de hardware até serviços sofisticados de TI. “Este movimento estratégico visa não apenas ampliar a oferta de serviços, mas também criar uma operação mais eficiente e coesa”, sinalizam os analistas.

No entanto, apesar da aquisição, os banco Safra informa em relatório que as operações da Positivo e Algar Tech continuarão separadas por enquanto, com executivos e equipes distintos. A expectativa da casa é que as oportunidades de vendas cruzadas e sinergias comecem a aparecer apenas no próximo ano.

Potencial aumento de receita

A Positivo vê grandes oportunidades de vendas cruzadas na América Latina, especialmente na Colômbia e no México. Além disso, há espaço para crescimento no mercado doméstico, principalmente entre clientes institucionais e corporativos.

Conforme os analistas do Safra, com a incorporação da Algar Tech, a receita de serviços da Positivo deve saltar para 18%, contra os 8% do primeiro trimestre de 2024. Este aumento traz mais recorrência e previsibilidade à receita, já que o modelo de negócios da Algar é baseado em contratos de longo prazo (5 anos ou mais) com baixas taxas de cancelamento e menores necessidades de capital de giro.

Desafios e Impactos Iniciais

Os analistas alerta que inicialmente, os custos associados à integração e reestruturação podem pressionar ligeiramente as margens da empresa. Contudo, a expectativa é de que os benefícios superem os desafios no longo prazo.

Positivo (POSI3): Hora de comprar ou vender as ações?

A aquisição da Algar Tech pela Positivo representa uma transformação significativa, permitindo à empresa oferecer soluções tecnológicas completas e integradas. No entanto, a empresa vem de uma queda no últimos 30 dias de aproximadamente 17%, ressaltando o risco da operação.

Embora existam desafios iniciais, as oportunidades de crescimento e sinergias futuras prometem fortalecer a posição da Positivo no mercado no médio e longo prazo. Portanto, os investidores devem acompanhar de perto o papel que neste momento oferece potencial de retorno atrativo, apesar da alta volatilidade.

Portanto, monitore as análises e atualizações das diferentes casas, bem como o progresso da companhia. O sucesso dessa fusão pode alterar as avaliações dos analistas e destravar ainda mais o potencial da empresa.

Assim, para não deixar escapar as grandes oportunidades. Fique atento às atualizações da área Recomendações do Clube Acionista. Nela você vai acessar um super filtro com os ativos mais sugeridos conforme diversos analistas externos, o potencial de valorização e preço alvo.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte