Retomo o artigo anterior Investir é como viajar para continuar falando do tema. Agora que o agente concluiu o meu pacote de viagem e aparecem novas ofertas melhores, ele deve me ligar para mudar as condições da viagem? Bom, é pouco provável que isso aconteça. Por isso, foram inventadas soluções de tecnologia que observam diariamente as mudanças de preços de passagens para as rotas desejadas pelos clientes. E no caso dos investimentos? O agente vai me ligar e me ajudar a reformular a minha carreira? Também, é pouco provável, se você não for um cliente Private Banker.

Sendo um cliente Private resolve?

Um cliente Private de um banco é como um cliente de um hotel 5-estrelas que tem um concierge à sua disposição. Se você precisa de um ingresso para o teatro, o concierge compra por você, se quer um carro de luxo para sair para um restaurante à noite, o concierge reserva. Se você tivesse um concierge para cuidar da sua vida financeira ela seria bastante confortável, mas é importante entender os limites também. Ser cliente Private de um banco não quer dizer que você tem um concierge à sua disposição, ou que tem um “mordomo” para atendê-lo a qualquer hora; ele continua sendo funcionário do banco. E por isso, ele vai continuar focando em te vender os produtos que importam para o banco, não os que atendem melhor os seus interesses. Do mesmo jeito que o concierge do hotel não vai te reservar um quarto num outro hotel da concorrência, o gerente do Private Banker não vai te oferecer um crédito disponibilizado pela concorrência.

Ser cliente VIP é caro

Dependendo da sua importância para seu banco, ele te trata como cliente Premium ou cliente normal. Aproximadamente, 90-95% dos clientes dos bancos tradicionais são tratados como clientes normais. Por exemplo, se você tiver mais de 1 milhão de reais investidos no seu banco, vai poder ter acesso a um gestor de investimento que, se tudo der certo, te liga uma vez por mês. Talvez, isso possa parecer razoável em momentos de taxas de juros super altas como ocorre historicamente no Brasil. Mas, em tempos de juros baixos, onde a alternativa de rentabilidade boa sempre implica risco alto, o prazo de um mês é muito grande. De fato, o mercado muda muito em um mês e você precisaria de uma solução mais ágil para gerir seus investimentos.

Existe uma solução para os investidores?

Como no caso da viagem, a solução pode ser encontrada no uso da tecnologia. Seria bom, caso investir fosse tão simples como o acompanhamento dos preços dos voos ou dos hotéis, mas ainda assim, é possível conseguir uma boa gestão dos seus investimentos, recorrendo à automação. Para investir em tecnologia, os bancos tradicionais enfrentam sempre muitos problemas. Primeiro, internamente existe uma resistência a mudanças e pouca vontade de mexer nas estruturas criadas – a burocracia é grande e quer se manter. Além disso, nos últimos anos foram investidas grandes quantias de dinheiro para criar o atendimento diferenciado com Private Bankers.

Aplicar a mesma ideia para clientes com 100 reais para investir é pouco interessante para os bancos convencionais. Inovações disruptivas são criadas por novos participantes no mercado, como as fintechs, e a LadyBank (nova marca e nome da ElasBank) faz parte do grupo de empresas disruptivas de tecnologia. Como nosso propósito é bem diferente do propósito dos bancos tradicionais – pois priorizamos a inclusão e equidade financeira – conseguimos pensar diferente. Nascemos com a ideia de que a automatização é o caminho para um atendimento eficiente e com custo baixo para o cliente. Assim criamos uma tecnologia que hoje os bancos tradicionais ainda não têm disponíveis e terão muitas dificuldades de implementar devido às estruturas engessadas e burocráticas que desenvolveram.

Trata-se da Plataforma de Investimentos ESG única no Brasil, onde você investe de forma simples e fácil! Basta definir os objetivos e escolher temas ESG. O próprio robô monta e gerencia a sua carteira de investimentos, monitora e balanceia a carteira 24 horas por dia, bastando para isso, que você selecione a opção piloto automático. Qualquer pessoa pode investir a partir de R$ 100,00.

Os Investimentos são personalizados e consideram os seus objetivos e o ciclo de vida, a Jornada de Investimento está conectada ao Planejamento Financeiro automatizado e a solução de Inteligência Artificial foi testada por mais de 20 anos no mercado financeiro. Trata-se, portanto, da primeira plataforma no Brasil que permite Investir com Propósito em Temas ESG e ela foi pensada para facilitar a vida das mulheres que querem começar a investir.

Confira no site da LadyBank como usar o robô para começar sua jornada de investimentos.

Vanise Zimmer Presidente da LadyBank

Imagem: Arquivo Pessoal Vanise Zimmer

Presidente e fundadora da ElasBank, que acabou de trocar de marca para LadyBank.
É Psicóloga e Empresária Social. É Mestre em Psicologia Social e Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2008). É Especialista em Estudos de Gênero e Tecnologia pela Universidade Leibniz de Hannover na Alemanha. Atuou por anos como pesquisadora tendo a oportunidade de desenvolver o tema Cognição e Tomada de Decisão, em Finanças, gestão de portfólio, risco financeiro, relações de gênero, trabalho e tecnologia, interface e usabilidade de sistemas.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.