Veja a análise da Toro Investimentos sobre a companhia que faz parte de sua carteira recomendada mensal.
Por que comprar TIM?
De acordo com o relatório da Toro Investimentos, a TIM é uma empresa do setor de telefonia, sendo subsidiária da Telecom Italia. Ela foi fundada em 1995 e iniciou suas operações no Brasil em 1998.
Neste mesmo ano, as ações da então Tele Celular Sul foram listadas na bolsa, nome que foi alterado para TIM Participações em 2004. Em 2007, a Empresa adquiriu frequências de 3G para quase todo o Brasil, e já em 2012 comprou a frequência de 4G em 2,5 GHz. Em 2014, a TIM realizou a aquisição da frequência de 4G em 700 MHz e em 2021 arrematou frequências do 5G.
Além da telefonia móvel, atualmente a TIM também atua como prestadora de serviços
de telefonia fixa, de longa distância, de transmissão de dados e de internet.
Resultados demonstram solidez e resiliência
Segundo a Toro,os resultados apresentados pela TIM demonstram solidez e resiliência. A empresa encerrou o ano de 2021 com 52 milhões de clientes na base móvel. Desses, 44% são aderentes a serviços pós-pagos, subdivisão que costuma gerar maior receita e apresentar menor rotatividade.
A pandemia não impactou de forma severa os números da TIM, que continuou a entregar geração de caixa e lucro líquido satisfatório.
A empresa apresenta níveis controlados de alavancagem financeira, sendo que 86% da dívida financeira é voltada para o longo prazo. Por fim, a compra dos ativos da operação móvel da Oi, em conjunto com os demais pares de mercado, tem potencial para aumentar o desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil.
Veja quais são as principais recomendações dos analistas