A Cia. Hering registrou um bom resultado no 3T19 e no acumulado de 9 meses, mesmo com um crescimento modesto na receita bruta (0,5% no comparativo trimestral e 2,8% nos 9 meses do ano). Nas vendas domésticas, destaque positivo para o crescimento da Hering Kids e uma pequena evolução da Hering.

Enquanto as demais marcas (PUC, Dzarm e itens de segunda linha e sobras) tiveram queda no faturamento comparativo tanto no trimestral quanto nos 9 meses do ano.

O lucro líquido no trimestre totalizou R$ 64,1 milhões, alta de 22,3% quando comparado ao 3T18.

Em razão da melhora do resultado operacional e menor alíquota efetiva de imposto de renda em função da deliberação de juros sobre capital próprio. No acumulado do ano, o lucro líquido atingiu R$ 151,5 milhões, alta de 5,2% vs 9M18 e margem de 13,5%, expansão de 0,3 p.p.

A receita liquida foi de R$ 388,5 milhões no 3T19.

Crescimento de apenas 0,8% sobre o 3T18 e no acumulado até setembro o valor foi de R$ 1,2 bilhão, aumento de 2,8%. No 3T19, a empresa mostrou expansão de 3,0 p.p. da margem bruta. Atingiu 45,0%, reflexo do melhor “mix” de vendas, com maior participação das vendas “sell-out” e redução da venda de saldos. No acumulado do ano, o lucro bruto da Companhia atingiu R$ 493,4 milhões, crescimento de 7,8%. A expansão de margem bruta de 2,1 p.p. está relacionada à melhor produtividade fabril, “mix” de vendas e diluição de custo fixo.

O EBITDA do 3T19 somou R$ 78,8 milhões, evolução de 16,9% sobre o 3T18 e nos 9M19 o valor chegou a R$ 182,0 milhões (R$ 170,6 milhões nos 9M18), alta de 6,6%.

Geração de caixa – No 3T19 a Cia. Hering gerou R$ 23,1 milhões de caixa livre, R$ 49,4 milhões abaixo do 3T18, em função do maior investimento em capital de giro, notadamente em estoques e fornecedores. No acumulado do ano, a geração de caixa foi de R$ 114,5 milhões, queda de R$ 118,6 milhões.

Dividendos – A Cia. Hering é uma boa pagadora de dividendos. No acumulado dos 9M19, a distribuição totalizou R$ 113,0 milhões, “payout” de 74,6%.

Principais destaques:

A receita bruta da Companhia totalizou R$ 452,6 milhões, crescimento de 0,5% comparado ao ano anterior, com desempenho positivo dos canais de vendas “sell out”: lojas próprias e “webstores”, a despeito do maior desafio nos canais multimarcas e franquias.

Lojas próprias – As vendas das lojas operadas pela Companhia totalizaram R$ 81,3 milhões, 14,2% superior ao 3T18, com desempenho positivo em todas as marcas, com exceção de PUC que teve sua performance impactada pelo fechamento de 6 lojas nos últimos 12 meses.

Franquias – As vendas para as lojas franqueadas (“sell in”) totalizaram R$ 160,3 milhões, queda de 0,2% em comparação ao 3T18.

Multimarcas – O canal multimarcas apresentou queda de 5,7%, totalizando R$ 180,2 milhões, notadamente devido à redução da venda de saldos representando declínio de 4 p.p.

Webstores – As vendas do “e-commerce” totalizaram R$ 19,0 milhões, alta de 53,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com crescimento de dois dígitos em todas as marcas.

Mercado Externo – O mercado externo apresentou retração de 23,7% em virtude do declínio das vendas no Uruguai e tímida recuperação no Paraguai. Destacam-se nesses mercados, temperaturas mais baixas para o perfil de oferta em lojas, aumento da competitividade local e redução do fluxo nos shoppings. O mercado externo manteve a participação de 2,3% do faturamento da Companhia.

Rede de Distribuição – No 3T19 foram inauguradas 13 novas unidades, das quais 7 Hering Store, 3 Basic Shop e 3 Espaço Hering. No período, 23 lojas foram encerradas, das quais 10 Hering Store, 9 PUC, 3 Hering Kids e 1 DZARM, majoritariamente operadas por franqueados. Vale ressaltar que 5 destes fechamentos referem-se à conversão de outros formatos e 9 PUC ao reposicionamento da marca.

Investimentos – No acumulado dos 9M19, os investimentos totalizaram R$ 30,5 milhões, alta de 33,6%, notadamente relacionado aos maiores investimentos em lojas. A alocação dos investimentos se concentra em tecnologia e nas lojas.

Ontem a ação HGTX3 encerrou cotada a R$ 31,47 acumulando alta de 10,9% no ano, bem abaixo da bolsa e de seus principais pares do setor. O valor de mercado da empresa é de 5,1 bilhões.

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