Fonte: Reprodução

O Pix receberá uma nova função a partir de 28 de fevereiro, se trata do Pix por aproximação. Essa nova modalidade dispensa a necessidade do aplicativo da instituição financeira para os consumidores realizarem pagamentos.

O serviço de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central) já é o meio mais utilizado na modalidade pelos brasileiros. O serviço é adotado por 76,4% da população, seguido pelo cartão de débito, com 69,1% e dinheiro em espécie, 68,9% segundo uma pesquisa da autarquia monetária.

Murilo Rabusky, diretor de negócios da Lina Open X, se mostrou otimista com a novidade agora disponível em larga escala: “A expectativa é que esse novo recurso simplifique ainda mais as transações, aumentando o comércio físico e online, aumentando a competitividade entres os meios.” As informações foram apuradas pelo ‘InfoMoney’.

Ampliação da ferramenta

Como já é de praxe nos pagamentos via NFC (Near Field Communication, da sigla em inglês), o Pix por aproximação dispensa chaves e QR Codes. Basta aproximar uma máquina habilitada do dispositivo de pagamento e a transação é realizada.

É necessário que o aparelho possua a tecnologia NFC e o dispositivo esteja habilitado previamente pela instituição financeira utilizada pelo usuário. “Essa tecnologia amplia o uso do Pix para o transporte público, compras essenciais e pagamentos em grandes eventos, onde a agilidade conta muito.”, celebra Rabusky.

Pix: BC diz que instabilidade desta quinta-feira (13) já foi resolvida

BC (Banco Central) informou que as instabilidades no Pix observadas por usuários na manhã desta quinta-feira (13) já foram resolvidas e o sistema voltou a funcionar normalmente. Segundo a instituição, o mau funcionamento foi causado por um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix.

Depois de reclamações de usuários, o BC afirmou que o problema “causou uma instabilidade momentânea no sistema”. 

As falhas no Pix ocorreram pela segunda vez na última semana. Na sexta-feira (7), usuários também reportaram instabilidades no sistemas. As dificuldades afetaram clientes de diferentes instituições, entre elas o Nubank, PicPay e Itaú.

Na ocasião, o banco informou que algumas pessoas tiveram dificuldades para acessar os sistemas do BC em razão de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. A instituição disse, ainda, que os planos de contingência de rede já haviam sido acionados para que a situação voltasse à normalidade.

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