Conforme o Banco Central do Brasil, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Portanto, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado. Bem como, baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes.
A ideia é incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e promover a inclusão financeira. Dessa forma, preenchendo uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.
Veja com mais detalhes como funciona o PIX
O que quer dizer a sigla Pix?
Alguns acham que o PIX é uma sigla para “pagamento instantâneo”. Contudo, se trata de uma marca batizada com este nome no intuito de remeter para um sistema tecnológico envolvendo, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.
É preciso ter conta no banco para usar o sistema?
O principal requisito é ter uma conta cadastrada em seu nome pra poder criar um Pix. Dessa forma, cada banco, instituição financeira e carteiras digitais possuem seus critérios de aprovação de contas.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!