De um lado promessas de lucros extraordinários, do outro, pessoas que buscam por dinheiro fácil. Essa combinação tem atraído muitas vítimas para a armadilha da Pirâmide Financeira. Contudo, a criação do italiano Carlos Ponzi onde quem entra paga os lucros de quem está na parte de cima se prolifera pelos quatro cantos do Brasil.

Sendo assim, as promessas de ganhos de 10% ao mês ou mais, atraem os “investidores” que colocam o seu patrimônio em risco em busca das fortunas oferecidas pelas quadrilhas. Não é difícil encontrar algum caso como o da operação contra pirâmide financeira que apreendeu carros de luxo, armas e joias em SC e SP.

Desinformação sobre Criptomoedas

O surgimento de empresas fraudulentas que usam o Bitcoin e outras criptomoedas para aplicarem golpes tem gerado receio em quem tem interesse em investir nas moedas digitais.

Para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto é comum associar o investimento nos ativos digitais com a entrada em uma Pirâmide Financeira. A facilidade de transferir dinheiro por aplicativos e também o uso de criptomoedas pelos organizadores do esquema dificulta a fiscalização e permite o seu funcionamento.

Mas existem diferenças entre investir em criptomoedas de forma segura por meio de corretoras que fazem um trabalho sério e que são autorizadas pela CVM e entrar em esquemas suspeitos.

Como reconhecer uma Pirâmide Financeira

Como o principal ativo usado nesses esquemas são as moedas digitais não há como garantir uma rentabilidade exata pois a volatilidade é muito alta. Os únicos investimentos que podem garantir um rendimento seguro são os de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto.

Outro fator a ser considerado é o uso do sistema de indicação, também chamado de Marketing Multinível. Nele, quem coloca novos membros é remunerado e promovido a líder enquanto o sistema está ativo.

É preciso desconfiar sempre que surgem promessas de dinheiro fácil e liberdade financeira em curto prazo. Infelizmente na maioria dos casos de Pirâmide Financeira os prejuízos são enormes e difíceis de reverter.

A importância da Educação Financeira

Outra forma de se precaver e passar longe desses golpes é obtendo conhecimento. É preciso conhecer e entender bem como funciona o mercado para colocar dinheiro e ter lucros. A independência financeira é possível de ser alcançada, mas requer estudos, disciplina e boas doses de paciência.


Vem pro Clube Acionista e aprenda a investir de uma forma simples e segura!