De um lado promessas de lucros extraordinários, de outro pessoas que buscam por dinheiro fácil. Essa combinação tem atraído muitas vítimas para a armadilha da Pirâmide Financeira. A facilidade de transferir dinheiro por meio de contas digitais e também o uso de criptomoedas por parte dos organizadores do esquema dificulta a fiscalização e permite o seu funcionamento.
Cada dia que passam as plataformas estão mais moderas e com diferentes tipos de promessas que se traduzem grandes ciladas. Para evitar cair em uma pirâmide financeira, é importante estar atento a alguns sinais de alerta e seguir algumas orientações.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
Desinformação sobre Criptomoedas
O surgimento de empresas fraudulentas que usam o Bitcoin e outras criptomoedas para aplicarem golpes tem gerado receio em quem tem interesse em investir nas moedas digitais.
Para quem tem pouco conhecimento sobre o assunto é comum associar o investimento nos ativos digitais com a entrada em uma Pirâmide Financeira. Mas existem diferenças entre investir em criptomoedas de forma segura, por meio de corretoras que fazem um trabalho sério e autorizadas pela CVM, entre aquelas que executam esquemas suspeitos.
Como reconhecer uma Pirâmide Financeira?
Como o principal ativo usado nesses esquemas são as moedas digitais não há como garantir uma rentabilidade exata, pois a volatilidade é muito alta. Ou seja, os únicos investimentos que podem garantir algum tipo de rendimento mais seguro são os de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto.
Além disso, outro fator a ser considerado é o uso do sistema de indicação, também chamado de Marketing Multinível. Nele, quem coloca novos membros é remunerado e promovido a líder enquanto o sistema está ativo.
É preciso desconfiar sempre que surgem promessas de dinheiro fácil e liberdade financeira em curto prazo. Infelizmente na maioria dos casos de Pirâmide Financeira os prejuízos são enormes e difíceis de reverter.
A importância da Educação Financeira
Basicamente, a forma de se precaver e passar longe desses golpes é através do conhecimento. Assim, buscando entender melhor como funciona o mercado e na “oportunidade” que está seduzindo você para colocar dinheiro e ter lucros.
Você pode buscar a independência financeira. Mas requer estudos, disciplina e boas doses de paciência.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.