“Externamente, a recuperação da economia global também contribui para o avanço da nacional”

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou 1,2% no 1º trimestre de 2021. Comparado ao mesmo período do ano passado, o dado apresentou um crescimento de 1%.

Por outro lado, analisando os valores reais, o país acumulou um total de R$ 2,048 trilhões nos últimos meses. O instituto revelou também que houve taxas positivas nos setores de agropecuária (5,7%) e serviços (0,4%).

Segundo Pedro Paulo Silveira, Gestor da Nova Futura Investimentos, a expectativa era algo em entre 1% e 2%.

“O resultado tem como base o cenário macroeconômico do início do ano, no qual o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) apresentou um crescimento mais elevado. Assim como, o avanço do varejo e do setor de serviços, que mostraram boa recuperação no período. Quanto ao PIB anual, embora o cenário macroeconômico do primeiro trimestre seja favorável ao crescimento, os efeitos do último lockdown afetaram negativamente o crescimento econômico do Brasil”, afirma.

Para Matheus Jaconeli, Economista da Nova Futura Investimentos, a reabertura da economia brasileira no começo do ano, impulsionada pelos setores de serviço e varejo, contribuíram fortemente para a retomada da economia no primeiro trimestre.

“Mesmo que ho uvesse o fechamento em importantes capitais durante o mês de março. Externamente, a recuperação da economia global também contribui para o avanço da nacional, haja vista a importância.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Publicidade

A estratégia que poucos conhecem

Descubra o atalho para ganhos surpreendentes no mercado financeiro.