Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam hoje uma série de visitas para mapeamento de preços de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado do Piauí, que balizarão a execução do Programa, conforme a nova metodologia estabelecida pelo Grupo Gestor do PAA em 2023. O PAA é executado pela Conab com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os municípios visitados estão distribuídos nas quatro mesorregiões do estado. O roteiro inclui: Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Teresina, Campo Maior, Água Branca, Picos, Paulistana, Marcolândia, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente. A pesquisa envolve produtos nas categorias de hortifruti, cereais, carnes e pescados, produtos processados artesanalmente, entre outros. As apurações ocorrerão no mercado local varejistas e nas feiras da agricultura familiar, em doze municípios piauienses. O trabalho está previsto para ser concluído até o dia 9 de março.
Em 2023, a Conab contratou 134 projetos no Piauí, que serão executados em 2024, sendo que aproximadamente 400 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional serão beneficiadas com o consumo dos produtos adquiridos de 2.095 agricultores e agricultoras locais. Dentre os fornecedores, 84% são mulheres e 35% dos fornecedores pertencem a comunidades tradicionais.
PAA – Por meio desse programa, o governo adquire a produção dos agricultores familiares com projetos aprovados, e esses entregam os alimentos diretamente para as entidades beneficiárias, como escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias. Entre as principais finalidades do programa estão o incentivo à agricultura familiar e a promoção da inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento de alimentos, à industrialização e à geração de renda, incentivo ao consumo e a valorização dos alimentos produzidos por pequenos agricultores, contribuição ao acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]