A batata cultivada no Rio Grande do Sul passou a ser incluída na lista de bônus deste mês do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O cálculo do prêmio é feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base no valor médio dos produtos praticado pelo mercado no mês anterior à publicação da lista.
Na lista atual, cinco produtos apresentaram preço abaixo do preço de garantia: abacaxi, banana, batata, castanha de caju e maracujá. Dentre eles, apenas a batata no Rio Grande do Sul não constava na lista de bonificação de fevereiro. A maior oferta no estado do tubérculo, em função da intensificação da colheita, ocasionou a queda de preços pagos ao produtor.
Manga, cará, inhame e raiz de mandioca tiveram elevação nos preços e deixaram de bonificar em março. Também ocorreram alterações nos estados beneficiados. O preço da banana em Roraima foi influenciado positivamente pelo clima, o que melhorou a qualidade do produto e o seu valor de comercialização. Já a oferta de raiz de mandioca em Rondônia diminuiu, contribuindo para o aumento do preço.
Os maiores percentuais de bônus ficaram por conta da castanha de caju em Pernambuco (29,9%) e da banana no estado de Alagoas (28,27%). Confira os detalhes como preço de mercado e preço de garantia destes e outros produtos, na lista publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5). Acesse o link.
Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]