A Petz divulgou seus resultados referentes ao 4T20, nos quais mostrou novamente uma forte expansão do seu canal digital. 2020 foi o ano em que a Petz realizou sua abertura de capital, o que a permitiu dar um grande paço em sua estratégia de crescimento, que vinha sendo posta em prática desde 2014, e remodelada pelo fundo de Private Equity Warburg Pincus. Foi também em 2020, que a Petz registrou um faturamento total de R$ 1,7 bilhão, um crescimento de +46,6%, ou mais de R$ 540 milhões de incremento de receita em relação ao ano anterior, o que posicionou a Companhia como o player que mais ganhou participação de mercado no segmento Pet no período. O grande destaque da Companhia foi o crescimento acima de 50% a/a na venda de produtos, quase 5x mais do que o setor no Brasil (+11% a/a1 ), atingindo um market share de cerca de 6%, de acordo com os dados da Euromonitor2 , reforçando o quão fragmentado ainda é o setor. Reunimos abaixo os principais destaques do release:
• As vendas totais no 4T20 foram impulsionadas principalmente por produtos (+63,8% a/a), com destaque para o aumento do faturamento por meio dos canais digitais, que cresceu 312,9% em relação ao 4T19 e somou R$ 136,6 milhões no período. Assim, cabe destacar que a venda Digital representou 26,0% da Receita Bruta Total, o mais alto patamar registrado na história da Companhia. A venda de produtos nas lojas físicas também apresentou forte desempenho no trimestre; totalizando vendas de R$ 364,9 milhões, aumento de 33,6% frente ao mesmo período do ano anterior. Essa evolução expressiva nas vendas, tanto nos canais digitais quanto nas lojas físicas, é explicada principalmente por: (i) Expansão da rede de lojas; (ii) Crescimento da base de clientes; (iii) Tratamento dos pets como membro da família (“humanização do pet”), que foi intensificado pela maior interação e proximidade entre tutores e pets como consequência da maior permanência nos lares em função das medidas de isolamento; (iv) Aumento do número de tutores, somados ao (v) Maior cuidado com a saúde e higienização dos pets;
• O Same-Store-Sales (SSS) apresentou um crescimento de 36,8% a/a no 4T20, o que representa uma sólida aceleração quando comparado a performance já robusta do 3T20, reflexo do ramp-up da rede de lojas e do desempenho das unidades com mais de três anos de operação;
• No ano de 2020, as Despesas Operacionais somaram R$ 532,8 milhões, um crescimento de +47,5% a/a., representando 31,2% do faturamento total (+0,2p.p.) devido ao incremento dos investimentos em marketing para aquisição de novos clientes, além de despesas com frete, em função da maior participação dos canais digitais, do maior número de abertura de lojas, dada a curva de maturação das unidades, ao longo do segundo semestre de 2020, e investimento em iniciativas em desenvolvimento (Seres e novos projetos para o Petz Solution) e recursos adicionais atrelados a uma companhia de capital aberto;
• O EBITDA Ajustado foi de R$ 47,0 milhões no 4T20, um crescimento de 18,9% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA Ajustado no trimestre representou 9,0% da Receita Bruta Total, 3,0 p.p. inferior ao 4T19. Desconsiderando o crédito fiscal que beneficiou o Lucro Bruto no 4T19, como mencionado anteriormente, a margem EBITDA Ajustado apresentaria no 4T20 uma queda de 2.0 p.p. frente ao mesmo período do ano anterior, principalmente em função da maior penetração dos canais digitais;
• O Lucro Líquido no 4T20 totalizou R$ 27,4 milhões, 65,1% superior aos R$16,6 milhões registrados no mesmo período do ano anterior; impulsionado pelo desempenho operacional e créditos de IRPJ e CSLL. A margem líquida como percentual da Receita Bruta Total foi de 5,2% no 4T20, 0,2 p.p. acima do 4T19.
Impacto: Positivo. 2020 foi um ano bastante importante para a história da Petz. A pandemia ainda contribuiu para um avanço ainda mais acelerado do segmento digital, que cresceu 312,9% vs. 4T19 e passou a representar quase 30% da receita bruta. A empresa ainda conseguiu ampliar sua base de clientes, da rede de lojas, de seues investimentos em marketing e iniciativas em desenvolvimento. Acreditamos que a Petz deve aproveitar, ao longo dos próximos anos; uma forte tendência que vem sendo observada no mercado pet: (i) aumento dos animais de estimação nas residências ; e (ii) aumento dos gastos e do bem estar com os mesmos. Em maiores detalhes, as condições impostas em 2020 refletiram em um maior tempo de permanência das pessoas em suas casas e consequentemente; maior convivência com seus pets (ou até aumento da demanda por novos pets). Isto gerou um sentimento de “humanização” do pet, que deve se manter, com mudanças na rotina e maior flexibilização do ambiente de trabalho. Gostamos do case e destacamos a forte presença no digital, que vem se incrementando mais a cada trimestre; além do plano de expansão agressivo de lojas que tem surtido efeito; principalmente quando analisamos o desempenho das vendas mesmas lojas, apresentando um crescimento de 36,8% no período.