A PetroRio informou em comunicado enviado ao mercado, o aprovou nesta data o Plano de Desenvolvimento (“PD”) revisado do Campo de Frade, que prevê a perfuração de quatro poços produtores e três poços injetores horizontais no local.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), autorizou a retomada imediata da injeção de água em dois poços injetores existentes; até o início da operação dos novos poços injetores.
O comunicado também informa que “A primeira fase do Plano de Revitalização do Campo de Frade incluirá a perfuração de um poço produtor e dois poços injetores, com previsão de início entre o 4T21 e o 1T22. Após a conclusão desta fase, a Companhia pretende iniciar o desenvolvimento de Wahoo”.
A PetroRio havia concluído em fevereiro deste ano, a compra da participação de 30% da Petrobras no Campo de Frade; após a assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão pela ANP e pagamento de US$ 36 milhões, pela companhia.
Impacto: Positivo. Após período intenso de aquisições, a PetroRio com a autorização obtida hoje, poderá aumentar a sua diversificação de extração de petróleo, o que minimiza riscos de interrupção, algo não raro no setor. Além disso, o aumento de produção deve contribuir para um maior resultado da companhia. Vale lembrar que a petrolífera vem demonstrando boa execução com a sua redução de lifting cost (custo de extração); o que tem contribuído com a sua margem EBITDA.