A Petrobras informou por meio de comunicado enviado ao mercado, ter iniciado um processo de venda de 100% de sua participação nos blocos exploratórios localizados em terra na Bacia do Paraná.

A operação tem início com a etapa de divulgação de oportunidade, envolve blocos de propriedade exclusiva da petrolífera, pertencentes às concessões PAR-T-198_R12 e PAR-T-218_R12, que estão no extremo oeste do Estado de São Paulo, e PAR-T-175_R14, localizada no leste de Mato Grosso do Sul.

A estatal informou que as concessões em São Paulo, arrematadas em rodada de licitações da ANP em 2013, estão atualmente no 1º Período Exploratório; enquanto o ativo em Mato Grosso do Sul adquirido em 2017 apresenta Período Exploratório Único de seis anos.

Impacto: Apesar do valor ainda não ter sido divulgado, enxergamos a medida como uma corroboração da política de desinvestimento que ganhou tração durante a gestão de Roberto Castello Branco, e tem sido continuada por Luna e Silva. Os desinvestimentos sucessivos que vem ocorrendo beneficia o processo de desalavancagem da estatal; possibilitando a alocação de recursos para otimização de seu portfólio, podendo fortalecer seu resultado operacional.

PLANNER: Petrobras (PETR4) – Início do processo de desinvestimento em blocos terrestres da Bacia Paraná

A empresa informou que iniciou o processo para a venda de sua participação (100%) em três blocos exploratórios terrestres na Bacia do Paraná.

Duas concessões (PAR-T-198_R12 e PAR-T-218_R12) estão localizadas no extremo oeste do estado de São Paulo e foram adquiridas na 12ª Rodada de Licitações da ANP em 2013. Estas concessões estão em seu primeiro Período Exploratório e com compromissos do Programa Exploratório Mínimo (PEM) já integralmente cumpridos.

A outra concessão (PAR-T-175_R14), está localizada na porção leste do estado de Mato Grosso do Sul; tendo sido adquirida na 14ª Rodada de Licitações da ANP em 2017 e apresenta Período Exploratório Único de 6 anos.

A continuação do Programa de Desinvestimentos da Petrobras é sempre uma boa notícia. As vendas de ativos vêm ajudando a empresa a reduzir sua dívida e focar seus investimentos em áreas mais rentáveis, como a exploração no pré-sal.

Nossa recomendação para PETR4 é de Compra com Preço Justo de R$ 30,00 (potencial de alta em 3%). Em 2021, esta ação subiu 6,0% e o Ibovespa teve valorização de 5,6%. A cotação de PETR4 no último pregão (R$ 29,43) estava 5,4% abaixo da máxima alcançada em doze meses e 69,3% acima da mínima deste período.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.