Após lançar o Programa Integrado de Proteção de Dutos (Pró-Dutos) em junho de 2019, a Petrobras observou uma diminuição de 31% nas perdas de óleo bruto e derivados por furtos nos dutos da companhia em 2019.

A estatal ainda afirmou que segue buscando diminuir suas perdas de volume que ocorreram ao longo de 2020.

No primeiro semestre, já tiveram uma redução de mais de 30% na média mensal de perdas em relação a 2019.

Ao todo, 7,4 milhões de litros deixaram de ser perdidos em razão dos crimes, no ano passado

O número de ocorrências de furtos tem se mantido elevado nos dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras que opera a infraestrutura, embora tenha havido uma queda de 22% entre 2018 e 2019 nos casos, de 261 para
203.

Em 2020, o número acumulado até maio é de 101 ocorrências e o objetivo da Petrobras é conseguir reduzir em 75% a incidência desse crime até o fim de 2021 e ainda eliminar as derivações clandestinas brevemente, por
meio de ações integradas com Estados e governo federal.

Impacto: Positivo. A companhia acaba perdendo um significativo volume de combustível com furtos. Sua tendência agora, depois de ter implementado o Programa Integrado de Proteção dos Dutos, é seguir diminuindo estas perdas. No primeiro semestre, já tiveram redução de mais de 30% da média mensal comparado a 2019.

Mais: A Petrobras anunciou um aumento de 10% no preço médio da gasolina, válido desde terça-feira (09/06), em suas refinarias. Este é o quinto reajuste seguido feito pela companhia, para o derivado, em um mês. Desde o início do mês de maio, a estatal já elevou o preço do combustível em 59,4%, embora os preços ainda se mantenham em baixa no acumulado do ano. Esta alta recente começou a chegar para o consumidor final nas últimas duas semanas, mas de forma menos intensa.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte